Governo de Alagoas convida Ufal para participar de reconstrução das cidades

02/07/2010 16h43 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Ufal integra comissão de reconstrução das 28 cidades destruídas pelas enchentes

Diana Monteiro- jornalista

A convite do Governo do Estado, a Universidade Federal de Alagoas integra a comissão de reconstrução das 28 cidades destruídas pelas enchentes que provocaram a morte de 37 pessoas, além de deixar desabrigados 26.618 moradores e 47.897 desalojados. A participação da instituição na Comissão Estadual foi discutida na manhã da quinta-feira, 1 de julho, pela reitora Ana Dayse Dorea e representantes da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), Centro de Tecnologia (Ctec) e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Fau).

Ficou definido que a Ufal será representada pelos professores Valmir Pedrosa e Verônica Robalinho, mas com o engajamento de pesquisadores de outras unidades acadêmicas, com o objetivo de agilizar o desenvolvimento das ações específicas que a situação requer. Será formada uma comissão técnica para visitar as cidades atingidas pelas enchentes, para que sejam elaboradas propostas de execução a médio e longo prazos. As propostas serão apresentadas à Comissão Estadual, que está sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura de Alagoas.

“A situação impactou todo mundo por ter a dimensão de uma tragédia, e de imediato poderemos contribuir com estudos de impactos ambientais para as futuras construções, sobretudo para a população de baixa renda”, sugeriu Verônica Robalinho, doutora em Urbanismo, que estava acompanhada da vice-diretora da unidade, Gianna Barbirato.

O professor Valmir Pedrosa, diretor do Ctec e doutor em Recursos Hídricos, adiantou que esteve visitando as cidades de Rio Largo e Quebrangulo para conhecer de perto a situação que tem deixado Alagoas evidente no noticiário nacional. Sugeriu como ação a médio e longo prazo os seguintes trabalhos: mapeamento das áreas inundadas e cadastramento das barragens existentes; discussão de uma legislação municipal para uso e ocupação do solo; capacitação dos órgãos municipais para ocupação do espaço físico; e elaboração de um manual de procedimentos definindo o que é prioridade.

“Fomos convidados para participar da comissão coordenada pelo Estado e é importante o engajamento de todos no processo para contribuir na reconstrução; como por exemplo, o Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat), o Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema), a Faculdade de Medicina (Famed), a Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) e Faculdade de Serviço Social (FSSO)”, disse a reitora Ana Dayse. Participaram também da reunião o pró-reitor João Carlos Barbirato e o superintendente da Sinfra, Flávio Barboza.

O  diretor do Centro de Tecnologia, Valmir Pedrosa, suugeriu ainda que a Universidade Federal de Alagoas elabore uma proposta única para o edital “Petrobras Ambiental”, aberto até o dia 5 de agosto, que destina recursos da ordem de R$ 190 milhões para projetos nessa área.