Estudantes podem ser voluntários na ajuda aos desabrigados das enchentes

06/07/2010 17h07 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01

Jhonathan Pino - jornalista

O Programa Ufal em Defesa da Vida, Pró-reitoria Estudantil (Proest), Pró-reitoria de Extensão (Proex) e entidades de classe, estão desenvolvendo ações de amparo às vítimas das cidades alagoanas atingidas pelas enchentes ocorridas no mês de junho. Está aberta uma campanha para cadastro de colaboradores da Defesa Civil.

Os estudantes serão organizados pelas unidades acadêmicas para desenvolver atividades de orientação à população sobre as epidemias e doenças consequentes da falta de saneamento básico provocados pela chuva. “Estudantes de medicina, enfermagem e outros cursos da universidade desenvolverão ações não só referentes à saúde, mas também ao desempenho de atividades culturais e artísticas com o intuito de dar um maior conforto às famílias atingidas pela chuva”, explicou Ruth Vasconcelos, coordenadora do Programa.

Será enviado um ônibus semanalmente para as cidades atingidas com estudantes e donativos recebidos. “Mas antes haverá uma preparação dos estudantes para que estes possam ir a campo sem que sofram riscos 'a saúde”, disse Ruth.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição de colaborador da Defesa Civil e entregar à Proest, localizada na Reitoria, no Campus Maceió. Os voluntários também vão receber certificados constando a participação deles nas atividades. Veja ficha de inscrição em anexo.

Recebimento de donativos

A Defesa Civil do Estado de Alagoas, por intermédio de seu coordenador-geral, Coronel BM Neitônio Freitas, vem a público esclarecer que, equivocadamente, a sua Assessoria de Comunicação divulgou nota cancelando o recebimento de donativos para as vítimas das enchentes, o que não retrata a realidade.

Nesse sentido, a Defesa Civil do Estado de Alagoas informa que mantém a mobilização na ajuda às famílias vitimadas pelas recentes cheias, esclarecendo que galpões já foram locados para recebimento de donativos (prioritariamente colchões, roupa de cama, material de higiene pessoal, fraldas descartáveis, cestas básicas e água, material de limpeza), ao tempo em que agradece a solidariedade de todos que ajudaram e continuam ajudando a amenizar o sofrimento das famílias desabrigadas e a reconstruir as cidades afetadas pelas enxurradas e enchentes.

A Defesa Civil estadual e as prefeituras continuam preparadas para recebimento, acondicionamento e distribuição desses donativos.