Empresas de Tecnologia da Informação vivem momento de articulação em Alagoas

27/07/2010 11h41 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h02
Gerente Josilan Paulino representando o Programa de Empreendedorismo da Ufal

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

Na tarde da quinta-feira, 22 de julho, em reunião na Biblioteca Central, o professor Willy Tiengo, do Instituto de Computação (IC), apresentou a situação do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL-TI) para os empresários vinculados à Incubal - Incubadora de Empresas de Alagoas.

O professor Willy Tiengo, que também faz parte do APL-TI, que atualmente comporta mais de sessenta micro e pequenas empresas, fala das boas perspectivas. “Essas empresas estão passando por um momento de articulação, necessária para a organização do setor e para estabelecer uma pauta de reivindicações”, assegurou o palestrante aos representantes das incubadoras.

Segundo Tiengo, com essa articulação, espera-se envolver o Governo do Estado, principalmente no papel de cliente, no processo de desenvolvimento do setor. Isso já ocorre em outros estados da federação. Analisando o cenário nacional, ele reforçou a necessidade de fortalecer esse arranjo produtivo. “A capacidade de inovação das empresas alagoanas é baixa e precisa ser trabalhada dentro do programa do APL-TI”, concluiu.

O Programa de Empreendedorismo da Ufal, que é ligado a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep), esteve representado pelo gerente da Incubal, Josilan Paulino, que salientou a importância da participação das empresas de TI da incubadora no APL e sugeriu que deveria ocorrer uma maior aproximação das empresas com a universidade como forma de induzir a inovação.

O APL-TI é resultado do Programa de Mobilização para o Desenvolvimento dos Arranjos e Territórios Produtivos Locais que tem como foco a promoção do desenvolvimento dos micro e pequenos negócios. Esse programa foi criado pelo Governo do Estado de Alagoas em associação com o Sebrae/AL.