Cursos de Inverno movimentaram o Campus Maceió e o ICBS

27/07/2010 09h43 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h01
Curso de cuidadores de crianças atrai universitários e comunidade em geral

Durante duas semanas, os Cursos de Inverno 2010 proporcionaram atividades com os alunos selecionados para os oito cursos oferecidos pela Pró-reitoria de Extensão. Os cursos aconteceram no período da manhã e da tarde no Campus A. C. Simões e no Instituto de Ciências Biológicas (ICBS), localizado no centro da cidade.

Ao todo foram 400 participantes selecionados para os cursos: Atendimento Pré-Hospitalar; Epidemiologia e Controle de Doenças Enteroparasitárias; Capacitação de Cuidadores de Crianças na comunidade acadêmica: exercitando a cidadania e disseminando conhecimento; Projetos Culturais e Patrocínio; Jogos matemáticos: uma proposta didática; Básico de Fotografia; Como produzir um evento artístico e Práticas Sutis: consciência corporal e promoção de saúde.

Pollyana Campos, estudante de Enfermagem e instrutora do Curso Capacitação de Cuidadores de Crianças, explicou sobre os procedimentos realizados no período das aulas.  “Antes de começar o curso, é feito um pré-teste para saber como está o nível de conhecimento do aluno e após a realização das aulas práticas, dramatizações e vídeos, o aluno responde um questionário para avaliar o aprendizado durante o curso”, disse Pollyana. Segundo ela, o curso de Cuidadores de Criança já foi ministrado nas comunidades do entorno do Campus Maceió e agora está inserido nos cursos de Verão e de Inverno.

A aluna Solange Clarindo, do curso de Ciências Sociais, participou do Curso Projetos Culturais e Patrocínio e relata sua experiência: “É algo diferente. O curso serve para elaborar um projeto universitário e como aprendizado para vida. A princípio, me inscrevi sem saber o que era direito, mas agora percebo que o curso vai trazer um bom resultado”, declara a estudante.

Os cursos de Inverno já fazem parte do calendário anual de atividades da Proex e são oferecidos durante o recesso do meio do ano, para os estudantes e abertos à participação da comunidade. “É uma forma de movimentar o campus durante as férias e de abrir a universidade para a população em geral. Temos muito conhecimento para compartilhar”, avaliou o pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra.