Agenda Cultural: cinema, maracatu, teatro e literatura. Confira!

29/07/2010 10h21 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h02
Tela Tudo

Com informações do site tudonahora

Tela Tudo

Casamento cigano, Folia de Reis, poesia e abstração bordadas pelo São Francisco. O Tela Tudo Clube de Cinema apresenta os curtas-metragens etnográficos e inspiradores Diana e Djavan (Luciana Sampaio), Folia no Morro (Arthur Omar) e Transbordando (Kiko Goifman) no último sábado do mês de julho, dia 31, às 14h30, no Cine Sesi Pajuçara. A sessão é um recorte da primeira edição do edital Etnodoc, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e retrata com sensibilidade, qualidade técnica e experimentalismo a beleza e diversidade do patrimônio imaterial brasileiro. A sessão é gratuita e tem a parceria do Cine Sesi Pajuçara. Informações no blog

The Jungle

Neste sábado, 31, 21 h, tem festa no The Jungle (Cruz das Almas - antigo Paintball), como as seguintes atrações: Além De Nós toca Capital Inicial; João Ninguém toca Cazuza (homenagem); Vôbiu toca Los Hermanos e Discotecagens: Finizola. Informações: (82) 8812 6665

Literatura

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos acaba de lançar mais um título da coleção de livros de bolso Para Todos. Por apenas R$ 5,00, o clássico “Senhora”, de José de Alencar, pode ser adquirido em mais de 40 bancas de revista em diversos bairros de Maceió e na Nossa Livraria. A obra, dividida em quatro partes, pertence à escola literária do Romantismo. Em “Senhora”, José de Alencar critica os valores sociais na época do Segundo Império, em especial a influência do dinheiro nas relações sociais. O livro é referência no ensino médio e nas provas de vestibular em diversas universidades do país.

Bonecos

O espetáculo “Peer Gynt”, da companhia de teatro Pequod, será apresentado nesta sexta-feira, 30, e no sábado, 31, no Teatro Marista, sempre às 21h. A montagem reúne técnicas do teatro de animação, onde os atores se misturam aos bonecos e cenários poéticos, cheios de engrenagens para encenar uma releitura da obra de ficção do autor norueguês Henrik Ibsen. No palco, a saga do inquieto e malandro personagem Peer Gynt, cujo pai se torna um bêbado, depois de perder a fortuna, deixando a família na pobreza. Ingressos: R$ 10,00 (estudantes e idosos) e R$ 20 à venda na loja Zoolo (Maceió Shopping).Tel.: 3325-2373.

Ufal Cine Sesi

A Mostra de Filmes Franceses Contemporâneos encerra as exibições nesta quinta-feira, 29, com os curtas “Guerinica”, As Estátuas também Morrem” e “Noite e Nevoeiro”, às 18h30, e o longa “Ervas Daninhas”, todos os filmes de Alain Resnais, às 20h, no Cine Sesi Pajuçara. Tel.: 3235-5191.

Maracatu

O grupo Maracatu Baque Alagoano vai se apresentar nesta sexta, 30, na Praça Marcílio Dias, Jaraguá, às 21h. O show acontece depois da abertura do I Encontro Estadual dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil em Alagoas. A organização é da Ong Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô. A intenção é incentivar atividades culturais que construam a identidade afro-ameríndia para promover a igualdade étnica.

Cine Sesi Cultural

A nova edição do projeto estará em Coruripe, desta sexta, 30, até o dia primeiro de agosto. Serão exibidos três longas (“Se eu fosse você 2”, “Pequenas Histórias” e a “Era do Gelo 3”) e os curtas ( “Os Filmes que eu não fiz”, Vida Maria “, “Josué e o Pé de Macaxeira”). Os filmes serão projetados sempre às 19h, ao ar livre. A próxima cidade a receber a visita do projeto é Penedo, nos dias 6, 7 e 8 de agosto. Este ano, mais 11 municípios alagoanos vão receber o projeto que também contempla os estados da Paraíba e de Minas Gerais.

Dança

A 8ª Edição da Mostra Alagoana de Dança acontece em Maceió e simultaneamente em seis cidades do interior de Alagoas. As apresentações dos grupos que vão participar da mostra acontecem neste sábado, 31, em Viçosa e Maragogi, e no domingo, primeiro de agosto, em São Miguel dos Campos. A mostra tem o objetivo de estimular e abrir espaços para exibir trabalhos de diferentes matizes e linguagens. Tel.: 3315-7866.

Cultura Popular

Até o dia 31 de julho, o Museu Théo Brandão recebe inscrições para a I Mostra de Curtas e Vídeos sobre a cultura popular alagoana. Os trabalhos selecionados serão exibidos no dia 21 de agosto, durante as comemorações da Semana do Folclore. Mais informações: 3221-2977.