Ação de saúde do Campus Arapiraca acompanha desenvolvimento de alunos da rede pública

26/07/2010 09h49 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h01
Crianças e adolescentes tem o seu desenvolvimento acompanhado

Roberta Batista – estudante de Jornalismo

A Prefeitura Municipal de Arapiraca apresentou, na quinta-feira, 22 os resultados iniciais da ação denominada Avaliação Antropométrica de Escolares, uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas e as secretarias de Educação e de Saúde de Arapiraca. A pesquisa iniciada em abril deste ano avaliou fisicamente alunos, na faixa etária de 9 a 14 anos, de 11 escolas da rede municipal de ensino.

Os pesquisadores classificaram dados como estatura, massa corporal, índice de massa corporal (Imc), circunferência da cintura e do quadril e composição corporal. A reunião, com a presença de técnicos das Secretarias de Educação e da Saúde, serve para o detalhamento desses dados.

A avaliação coordenada pelo professor Arnaldo Tenório, é mais uma ação de saúde do curso de Educação Física do Campus Arapiraca. O levantamento de dados envolve alunos do curso, membros do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (LACAPS).

O momento serviu também para a apresentação de propostas de intervenção e educação para a saúde. A finalidade é que os alunos na faixa etária analisada tenham um melhor controle físico, funcional e nutricional. Segundo a secretária Ana Valéria, melhorando ainda mais o aprendizado de jovens que estão em fase de crescimento e maturação.