Vice-presidente da Andifes participa de missão oficial na França

26/05/2010 16h43 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Reitora Ana Dayse Dorea representa a Andifes no exterior

A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), professora Ana Dayse Rezende Dorea, cumpre nesta e na próxima semana agenda de compromissos institucionais no exterior.

Representando a Andifes, a reitora está em missão oficial na França acompanhada do assessor de intercâmbio internacional da Ufal, professor José Niraldo de Farias, e de outros representantes de instituições universitárias brasileiras.

Ana Dayse participa do “Programa de Visita de Instituições Brasileiras à França”. Os objetivos da missão no território francês são amplificar e intensificar o relacionamento entre as universidades brasileiras federais e o público universitário francês, intercambiando experiências sobre os instrumentos de promoção do ensino superior e de recepção a estudantes estrangeiros. A vice-presidente da Associação visita universidades entre as mais tradicionais de Paris, Lyon e Grenoble.

“Esta presença da Andifes na missão à França é essencial na estratégia de relacionamento institucional e na troca de experiências entre universidades, em um cenário de globalização do conhecimento e de internacionalização do ensino superior. Esta preocupação com o desenvolvimento de estratégias de intercâmbio internacional tem sido uma constante na Andifes, tendo em vista o papel de relevo do sistema federal de ensino superior nacional na questão da recepção de alunos estrangeiros e da permanência de alunos brasileiros em universidades estrangeiras”, afirmou Ana Dayse nesta quarta-feira, de Paris.

Ainda nesta quarta-feira, 26, na Université Paris Descartes, Ana Dayse participou de Mesa Redonda com o tema “Os estabelecimentos de ensino superior: associações e redes”, na qual apresentou ao público francês o sistema federal de ensino superior brasileiro e as ações empreendidas pela Andifes.

Já na Ecole Normale Supérieure de Lyon, nesta quinta-feira, 27, a vice-pesidente participa do seminário “Políticas locais e participação das coletividades na acolhida e na atratividade”. Na sexta-feira, 28, Ana Dayse visita instituições em Grenoble.

Após a passagem pelas cidades francesas, Ana Dayse e José Niraldo de Farias participam em Guadalajara, no México, do II Encontro Internacional de Reitores do Universia 2010. Na terça-feira dia 1º de junho a reitora da Ufal preside, no evento promovido pelo Universia, a mesarredonda “A atividade docente: novas formas e novo alcance”. No II Encontro a reitora também participa de Reunião do Grupo Coimbra de Universidades.