Universidade de Girona integra Encontro Internacional de Turismo

Arranjos produtivos locais, pós-modernismo e turismo sustentável foram debatidos no II Encontro Internacional de Turismo, realizado na quarta-feira, 28 de Abril, na cidade de Penedo. O evento, que foi organizado pela Agência Española de Cooperación Internacional para el Desarollo (AECID), através da professora Silvana Pirillo, contou com o apoio dos estudantes do curso de Turismo do Polo Penedo/Campus Arapiraca e teve como tema central “Turismo: Caminhos da Política Pública à Pesquisa Científica".

03/05/2010 15h34 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h44
Estudantes de Turismo da Ufal, Ifal, Ifs e Eustácio de Sá (Sergipe) participaram do encontro

Diana Monteiro e Jhonathan Pino - jornalistas

Estudantes de turismo da Ufal e dos institutos Federais de Alagoas e do Estado de Sergipe participaram do evento, que contou também com a presença do pró-reitor Estudantil Pedro Nelson, da servidora Aurinete Morais, representando o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa,Josealdo Tonholo, do prefeito de Penedo, Israel Saldanha, da secretária de Turismo da cidade, Eliane Cavalcante, e do professor Sérgio Onofre, coordenador do Polo Penedo.

A primeira palestrante, Silvana Pirillo, apresentou o projeto de pesquisa da Cooperação Internacional entre a Universidade de Girona e o Brasil, destacando o desenvolvimento de arranjos produtivos locais na região das lagoas do sul de Alagoas. “Essa pesquisa atua na mobilização e sensibilização dos moradores da região das lagoas. Temos hoje cerca de 120 horas gravadas de entrevistas com a comunidade local” ressaltou Silvana.

O desenvolvimento da pesquisa estabeleceu-se na participação da comunidade na gestão de arranjos produtivos locais, trabalhando com lagoas e mares da região sul de Alagoas, com o intuito de aumentar o turismo, a renda média dos artesãos, gerar emprego, melhorar o padrão de qualidade dos serviços oferecidos e a participação dos moradores em associações.

Silvana ainda revelou que é necessário um processo de "turistificação" da região, ou seja, tratar de um processo de construção paisagística do local através da exploração turística, e para isso "não há limites geográficos ou socioculturais”, ressaltou a professora. Segundo ela, apesar do desenvolvimento econômico que os arranjos produtivos trazem a região, a mão de obra ainda é mal empregada, com jornadas descontroladas, ausência de direitos trabalhistas e de baixos salários.

Professores de Girona foram palestrantes do evento

Foram palestrantes do evento os professores Lluis Mundet I Cerdan, Esther Martinez, Dolors Vidal e Maria Clara Dias, da Universidade de Girona. O Professor Cerdan é diretor da Faculdade de Turismo da Universidade de Girona.

Cerdan apontou as mudanças de visão sobre o mercado do turismo tradicional para o pós-modernista. “A concepção entre turismo e não turismo está desaparecendo. Turismo não é mais só sol e praia. Agora tudo pode ser convertido em algo turístico, e isso é novo”, concluiu Cerdan. Segundo o professor a internet mudou os hábitos dos turistas: “eles não escolhem mais hotéis pelo número de estrelas, e sim pelos comentários disponíveis em sites na rede”.

A realização dos debates na área tem como objetivos consolidar a política de Cooperação Internacional, através da interação e troca de conhecimentos entre a Universidade Girona – Espanha e a Universidade Federal de Alagoas, e estreitar relações de parcerias em processos de investigação científica.

O encontro, realizado pela segunda vez no Estado, integra o projeto de cooperação internacional “Políticas Públicas de Turismo no Brasil: planificación y desarrolo de rutas turísticas sostenibles em la Región de los Lagos”. A coordenadora dos estudos locais é a professora Silvana Pirillo Ramos, do curso de Turismo do Polo Penedo.