Ufal solicita ao MEC novo Campus para Alagoas

A reitora da Universidade Federal de Alagoas, Ana Dayse Rezende Dorea, entregou ao ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília, o Projeto do Campus do Litoral, com sede na cidade de Porto Calvo. A proposta de interiorização para o Litoral Norte foi apresentada na quarta-feira, 5 de maio, no Ministério da Educação, com a presença da bancada federal alagoana, coordenada pelo senador Renan Calheiros, e de lideranças da região.

07/05/2010 14h04 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h45
A reunião no Ministério da Educação aconteceu na quarta-feira, 5 de maio

O ministro Fernando Haddad acatou o projeto e fez algumas recomendações à reitora e a bancada federal para viabilizar o novo campus alagoano, já que o Governo Federal não tem condições de assumir esse ano a liberação de vagas de professor e técnico devido ao calendário do ano eleitoral. “A educação superior brasileira registra avanços nos últimos sete anos. Desde 2003, estão em funcionamento 106 novos campi universitários e outros 19 devem funcionar a partir deste ano. O número de cidades atendidas passou de 113 em 2003 para 219 no ano passado. Até o fim de 2010, serão 236 os municípios com pelo menos uma unidade federal de educação superior”, falou o ministro.

“O apoio da bancada, do Mec e o envolvimento dos prefeitos da região podem ser determinantes para viabilizar o terceiro campus da federal alagoana e assim atender a tantos jovens que não podem se deslocar para a capital” , ressaltou a reitora Ana Dayse. Os técnicos da Universidade já trabalham para finalizar o projeto e assim dá os encaminhamentos sugeridos pelo Ministério da Educação.

O senador Renan Calheiros assumiu o compromisso de incluir no Orçamento Geral da União os recursos que irão reforçar as ações de contratação de novos professores, aquisição de equipamentos e outros melhoramentos para que a nova unidade de ensino superior em Alagoas possa efetivamente prestar o melhor serviço aos estudantes de toda a região.

A região do Litoral Norte de Alagoas tem no município de Porto Calvo, com 26.044 habitantes (IBGE/2009), o seu ponto mais estratégico, e é composta por 15 municípios: Campestre, Colônia de Leopoldina, Flexeiras, Jacuípe, Japaratinga, Joaquim Gomes, Jundiá, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe, São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

Uma região com população de 230.000 habitantes (IBGE/2008) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) situado em torno 0,550, um dos menores IDHs de Alagoas e do Brasil. “Por meio de seus cursos de graduação, e também de atividades de pesquisa e de extensão, a Ufal será uma das forças motrizes no desenvolvimento do Litoral Norte de Alagoas”, destacou a reitora.