Ufal promove mobilização em Defesa da Vida

07/05/2010 17h36 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h46
Sapatos representam dois mil assassinatos em 2009

O Programa Ufal em Defesa da Vida, coordenado pela Pró-reitoria Estudantil (Proest), realiza nesta quinta-feira, 13 de maio, o 7º ato do Programa, às 10h30, no Campus Maceió. Na oportunidade, cerca de 2 mil pares de calçados serão espalhados no Campus para representar simbolicamente as 2 mil pessoas que foram assassinadas em Alagoas no ano de 2009.

Ainda dá tempo de fazer sua doação: pontos de arrecadação foram criados no Restaurante Universitário (RU), Biblioteca Central (BC), Espaço Cultural (setor de Arte), Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Hospital Universitário (HU), Centro de Ciências Agrárias (Ceca), Campus Arapiraca e Campus Sertão, além dos Polos Palmeira, Penedo e Viçosa. E, para facilitar a arrecadação, representantes da Proest estarão na manhã desta quinta-feira, 13, na entrada do Campus recebendo as doações de sapatos de estudantes e servidores.

De acordo com Ruth Vasconcelos, coordenadora do Programa, os sapatos vazios são uma forma de humanizar as estatísticas de mortes ocorridas. “Não há um só sujeito que não tema ser vítima da violência. É preciso resgatar valores que estão em crise e rever como os laços sociais estão sendo constituídos. É importante mostrar à população o valor que ela está dando a própria vida”, explica. “Se conseguirmos sensibilizar os 20 mil estudantes da Universidade a respeito dos direitos humanos, já daremos um grande passo, pois eles serão futuros profissionais trabalhando como professores, médicos, jornalistas, além de pais, difundindo uma cultura pacífica para seus filhos, onde quer que trabalhem”, acrescenta Ruth.

Além deste ato político, a Proest realizará ainda no dia 13, às 14h, no auditório do Csau, uma mesarredonda para discutir o tema “As faces da violência étnico-racial”, com a participação das professoras Raquel Rocha e Nadir Nóbrega, e da psicóloga Vânia Menezes. O evento traz como tema de discussão “A violência contra o negro”, nesta data em que se registra a Abolição da Escravatura no Brasil. Estudantes dos cursos de Artes, Dança e Teatro também integrarão a programação através de performances artísticas.

O 7º ato do Ufal em Defesa da Vida está sendo organizado pela Proest, Associação dos Técnicos da Ufal (Atufal) e Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal). Após o evento, os calçados recolhidos serão doados a comunidades carentes circunvizinhas. Não deixe de participar, junte-se a esta campanha em defesa da vida!