Reitora é agraciada com a Comenda Aurélio Buarque de Holanda Ferreira

Várias personalidades foram homenageadas no início da semana com a comenda Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, no município de Passo de Camaragibe. Entre elas, a reitora Ana Dayse Dorea, que recebeu a comenda da prefeita Edvânia Quirino. A homenagem faz parte da comemoração do centenário de nascimento de Aurélio, que nasceu no dia 3 de maio de 1910.

05/05/2010 11h41 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h45
Reitora recebe a comenda da prefeita

Com informações da Agência Alagoas

Durante a solenidade, a reitora ressaltou a honra de ser homenageada com uma comenda que leva o nome do grande mestre Aurélio Buarque de Holanda. Ana Dayse destacou a importância do dicionarista como exemplo de que o investimento na formação educacional permite que pessoas nascidas numa pequena cidade extrapolem limites e fronteiras através do conhecimento. “A educação é o grande legado que podemos deixar para as novas gerações do nosso Estado. Só assim poderemos garantir desenvolvimento econômico e social”, disse a reitora.

Para ilustrar a importância da educação, Ana Dayse se referiu ao fato de a homenagem ser realizada numa escola municipal, com as paredes cobertas pelos trabalhos de alunos do ensino fundamental de Passo de Camaragibe, que pesquisaram a vida e a obra de Aurélio Buarque. “Esse é um resgate fundamental para que essas crianças tenham orgulho de um conterrâneo ilustre e tenham estímulo para estudar e sonhar com projetos maiores”, ressaltou a reitora.

O Governador Teotônio Vilela Filho também foi homenageado com a comenda. Na solenidade de entrega, ele falou sobre a importância do dicionarista para a história do Estado de Alagoas. “Ele era um amante das letras, sempre buscando as melhores formas de expressão e, dessa forma, orgulhando a nós, alagoanos”, definiu. “Aurélio era amigo e parceiro do meu pai, o velho Teotônio. Me sinto imensamente honrado por receber essa comenda que tem como patrono um homem que contribuiu com a educação, não somente em Alagoas, mas no Brasil”, afirmou.

Em comemoração ao centenário, o governador assinou o documento de homologação do tombamento da casa onde morou o homenageado, que se tornou patrimônio cultural do Estado. Durante o dia de comemoração, Teotonio também prestigiou os trabalhos expostos por alunos das escolas da rede pública do município de Passo do Camaragibe. “Trabalhos primorosos que revelam a vida do mestre Aurélio pesquisado por crianças”, definiu o governador. “A criançada mergulhou na história desse alagoano. Quem ainda não visitou a exposição, deve visitá-la para aprender tudo sobre a história dele”, recomendou.

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Ufal fez um inventário do patrimônio arquitetônico de Passo de Camaragibe. Uma contribuição às atividades de comemoração do centenário. O projeto foi coordenado pela professora Josemary Ferrare, com a participação de oito alunos de Arquitetura.