Reitora Ana Dayse assume presidência da Ridesa

“A Ridesa, que em 20 anos de história já desenvolveu dezenas de variedades de cana-de-açúcar, correspondendo a quase 60% da área plantada no país, conta com a parceria estratégica da Ufal e o reconhecimento do setor produtivo”, destacou a reitora Ana Dayse Dorea, na solenidade de posse como presidente da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa), para um período de dois anos, tendo como vice o reitor da Universidade Federal de Viçosa, Luís Cláudio Costa.

24/05/2010 11h10 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Reitora destacou a participação da Ufal na Ridesa

O cargo foi transmitido pelo reitor da UFRPE, Valmar Correa, que presidiu a Ridesa no período 2008-2010.

Destacando a parceria da Ufal na Rede, a reitora falou sobre o Banco de Germoplasma criado na década de 60 pelo Sindaçúcar e herdado pela Ufal nos anos 90. “Nesse Banco, localizado em nossa Serra do Ouro, no município de Murici, estão armazenados os preciosos recursos genéticos do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar”, destacou Ana Dayse. A solenidade de posse da nova diretoria da Ridesa foi logo após o lançamento do catálogo com as 13 novas variedades de cana-de-açúcar e da reunião técnica, que aconteceu durante toda a tarde lotando o auditório do Hotel Radisson Maceió, na quarta-feira, 19 de maio.

A reitora parabenizou o trabalho dos pesquisadores envolvidos no melhoramento genético da cana-de-açucar. “Os senhores e senhoras, com mais este trabalho, colocam nosso país no seleto grupo de nações aptas ao enfrentamento, com tecnologia e conhecimentos próprios, da grande questão energética mundial”, ressaltou a reitora.

Homenagens

Durante o evento, também foi lançado o Catálogo de variedades RB produzidas pela Ridesa e foram realizadas homenagens aos colaboradores que contribuíram para a consolidação da pesquisa. As personalidades homenageadas foram: a reitora honorária Delza Gitaí e o empresário Jarbas Oiticica (in memorian). “Duas personalidades que visualizaram o potencial de Alagoas e de nossa Universidade em dar continuidade, com nova roupagem, ao trabalho do extinto Planalsucar” destacou a reitora.

Visão estratégica

Durante o lançamento das novas variedades, a reitora destacou a importância desse esforço estratégico. “Demos a largada em 1990, na frente de muitos, inclusive de competidores internacionais. Agora, no limiar de uma nova década, é chegada a hora de intensificarmos nossos esforços, conquistando os resultados de que somos capazes”, disse a reitora.

A necessidade de repensar questão energética em nível global também foi ressaltada no discurso da reitora. “É uma questão de hegemonia, de geopolítica, de posicionamento estratégico mundial. Durante os anos 2000, muito se pesquisou, muito se discutiu a questão dos biocombustíveis, das chamadas tecnologias limpas, das ditas fontes renováveis. Neste cenário que mistura responsabilidade socioambiental, rumos das sociedades, desenvolvimento de nações e buscas por alternativas em termos de matrizes energéticas, a cana-de-açúcar é um produto que desperta atenção em todo o mundo” avaliou a reitora.

Por fim, a reitora afirmou o compromisso com a continuidade do trabalho desenvolvido pela Ridesa, que deve aperfeiçoar e amplificar a formação de recursos humanos de alto nível nessa área de atuação. “Queremos situar à Ridesa no lugar  que tem o direito de estar. Ou seja, no mesmo palco em que estão os grandes organismos de pesquisa e desenvolvimento no campo das matrizes energéticas”, concluiu a reitora da Ufal.