Programa de Iniciação à Docência

28/05/2010 11h03 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h50

O evento inícia uma nova etapa do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e será realizado neste sábado, 29, às 9h, no Espaço Cultural, localizado na praça Sinimbú. Estão convidados todos os alunos bolsistas, coordenadores, professores supervisores, direção e coordenação das escolas estaduais participantes do programa Pibid 2010-2012.

Segundo a professora Suzana Barrios, coordenadora Institucional do Pibid/Ufal, o Programa, fomentado pela Capes, visa promover a identidade docente nos alunos de diversas licenciaturas, a partir de uma imersão em escolas públicas da rede estadual. “É uma forma de contribuir para a melhoria do ensino e estimular futuros professores a  fazerem a opção pela Escola Pública, em um processo de pesquisa ação, desenvolvimento de estudos, projetos, materiais didáticos em colaboração com professores da educação básica de diversas áreas do currículo” esclarece a coordenadora.

O programa teve início em fevereiro de 2009, nas áreas das ciências naturais e Matemática, buscando torná-las mais atrativas ao alunado, com 60 alunos de Licenciatura, cinco coordenadores e 16 supervisores-professores de escolas públicas do ensino médio de Maceió e Arapiraca. Desde maio de 2010, teve início o Pibid/Ufal nas áreas de Língua Portuguesa, Pedagogia, Artes, Educação Física e Geografia, com novos 103 bolsistas (84 alunos de licenciatura, 14 professores da Educação Básica e cinco coordenadores).