Professora do IQB realiza seminário na Faculdade do Chile

26/05/2010 10h07 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Acadêmicos e estudantes de pós-graduação estiveram presentes no evento

Julianne Leão - estudante de Jornalismo e Lenilda Luna - jornalista

A professora Marília Oliveira Goulart, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), realizou os seminários com os temas “Eletroquímica e stress oxidativo” e “ Eletroquímica e câncer: no caso de Nitroquinonas”, no salão Dr. Mario Caiozzi, que pertence à Faculdade de Química e Ciências Farmacêuticas da Universidade do Chile. O seminário, que ganhou destaque no site da Faculdade, contou com a participação de acadêmicos e estudantes de pós-graduação.

O Prêmio Jovem Cientista, de 1985, em que a professora obteve o primeiro lugar, na categoria Graduado, e a medalha "Sempre Minais Gerais da Universidade Federal”, conquistada em 2003, são algumas premiações que realçaram também o trabalho desempenhado por Marília. Especializada em Química e Biotecnologia, com ênfase em Eletroquímica Orgânica e Química Orgânica, ela já publicou mais de 90 artigos científicos e oito capítulos de livros.

Engenharia Química é destaque na comunidade acadêmica

O curso de Engenharia Química tem recebido vários prêmios e menções que destacam a qualidade do ensino e da pesquisa realizadas na Ufal. São frequentes as notícias de estudantes e pesquisadores que se destacam nacionalmente e de pesquisas que são implementadas no setor produtivo, contribuindo para o desenvolvimento do Estado.

No inicio deste ano, a estudante de Engenharia Química, Társila Santos da Silva, foi terceira colocada, entre 50 trabalhos inscritos, na avaliação da banca julgadora da Mostra de Iniciação Científica do XIX Congresso Nacional dos Estudantes de Engenharia Química, realizada em São Paulo, na USP, em 29 de janeiro. O trabalho apresentado “Adsorção de Derivados de Lapachol em Biopolímero Natural: um Estudo Cinético Comparativa”, teve a orientação direta da Dra. Iara Barros Valentim (PNPD – CNPq/UFAL) e do doutorando do PPGQB, Paulo Rogério Barbosa Miranda, com supervisão da Profa. Dra. Marília Goulart e foi realizado no Laboratório de Eletroquímica da Ufal.

Em setembro do ano passado, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal de Alagoas depositou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a segunda patente na área de oleoquímica elaborada pelo Grupo de Catálise e Reatividade Química (GCaR), do Instituto de Química e Biotecnologia.  Essa segunda patente compreende a síntese e aplicação de novos catalisadores para a produção de biodiesel, enquanto a primeira foi referente ao desenvolvimento de catalisadores para a polimerização de óleos vegetais.

Entre os acadêmicos, a Semana de Engenharia Química já é uma tradição na área tecnológica da Universidade. O evento tem a cada ano se tornado maior, agregando estudantes de outros cursos, como Agronomia, Engenharia Ambiental e Química. No ano passado, houve a participação de aproximadamente 250 estudantes.

Em 2008, o aluno Paulo Henrique Leite Quintella, de Engenharia Química da Ufal, foi indicado o melhor formando de 2007, no Prêmio Incentivo à Aprendizagem da Engenharia Química no Brasil.  O Prêmio é concedido anualmente pela ABEQ ao melhor formando em Engenharia Química de cada Instituição de Ensino Superior (IES). Consiste de um diploma, uma quantia em dinheiro e uma anuidade de sócio da ABEQ. O prêmio é patrocinado pela Petrobrás, Braskem, Oxiteno e Henkel a 23 IES´s.

Essas são apenas algumas das realizações e premiações que colocam o curso de Engenharia Química como referência entre as universidades do país.