Pré-vestibular comunitário é implantado em Satuba

10/05/2010 09h56 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h46
Alunos do Pré-vestibular Comunitário

Ronaldo Lima - jornalista

Fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a prefeitura de Satuba, 50 alunos concluintes do ensino médio iniciam a partir desta segunda-feira, 10, as aulas do curso Pré-vestibular Comunitário, dentro do Programa Conexões de Saberes, do MEC. A assinatura do convênio foi feita na noite da última quinta-feira, 6, entre o prefeito Cícero Ferreira (Titor) e o coordenador de extensão da Ufal,  José Roberto Santos, na presença de professores, secretários, alunos e convidados, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Dividido em módulos, o cursinho preparatório contará com a participação de dez professores da Ufal que ministrarão aulas de Matemática, Português, Física, Química, Literatura, Biologia, História, Geografia, Filosofia, Espanhol e Sociologia. Cada estudante receberá apostilas contendo todo material didático das disciplinas.

Como explica Janda Alves, coordenadora do curso, os estudantes foram submetidos a uma prova seletiva para conquistar as 50 vagas ofertadas pela Ufal. “O critério de seleção é o estudante ter concluído o ensino médio na rede pública”. Segundo ela, o programa Conexões de Saberes não estabelece restrição de idade para o estudante.

“Nosso objetivo é transformar os municípios participantes do programa em celeiros de doutores”, atestou o coordenador José Roberto. Para a implantação do Pré-vestibular Comunitário, afirma, “é necessário o apoio e a iniciativa do prefeito e sua equipe”.

Para o prefeito Titor, a instalação da Ufal, por meio do Pré-vestibular Comunitário, significa um grande passo para elevar o nível intelectual da juventude satubense. “É um momento histórico para o município porque estamos proporcionando oportunidade para que os jovens carentes possam ingressar no ensino superior de maior credibilidade de Alagoas, que é a Universidade Federal de Alagoas”.

Como informa o professor José Roberto, entre 2006 e 2010 já foram aprovados 297 alunos oriundos do Curso Pré-vestibular Comunitário do Programa Conexões de Saberes da Ufal.