Polo Penedo realiza atividade de extensão no Pontal do Peba

Difundir tecnologias voltadas para a área de processamento do camarão, produzindo opções como linguiça, hambúrguer e bolinhos, visando a geração de emprego e renda. Esta é uma atividade de extensão a ser promovida ainda este semestre por uma equipe do curso de Engenharia de Pesca.

26/05/2010 11h16 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h50
Pontal do Peba, Piaçabuçú

Diana Monteiro – jornalista

A atividade está sob a coordenação da professora Talita Espósito, docente do Polo Penedo e tem como público-alvo mulheres de pescadores, marisqueiras e filetadoras de camarão no Pontal do Peba, localizado no município de Piaçabuçú, litoral sul de Alagoas. O projeto foi aprovado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa-Ação (Pibip-Ação).

“Ainda não iniciamos as oficinas por causa do defeso do camarão”, diz Talita, que é mestre em Recursos Pesqueiros e Aquicultura e doutora em Ciências Biológicas. O camarão, como várias espécies de peixes e crustáceos, precisa ser preservado, e foi pensando nisso que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) criou o Defeso, mecanismo capaz de ajudar a garantir a preservação de várias espécies, como a sardinha, o camarão e o caranguejo uçá, particularmente as mais ameaçadas no litoral brasileiro.

As oficinas vão envolver mensalmente cerca de 30 pessoas que aprenderão a diversificar o produto cultivado, no caso, o camarão, constituindo-se, então, em mais uma fonte de renda da comunidade do Pontal do Peba, que tem no pescado o meio de subsistência.  Com o aprendizado, o objetivo é fazer a comercialização dos produtos diversificados em bares e restaurantes daquele município, tão bem conhecido como um dos mais frequentados pontos turísticos do Estado.

A professora Talita diz que já há um trabalho sendo desenvolvido sobre essa temática pela bolsista do Pibip-Ação Angélica Gomes, aluna do oitavo período do curso de Engenharia de Pesca. “Alunos de Engenharia de Pesca também disponibilizaram, como trabalho final da disciplina Controle de qualidade, um produto à base de camarão na Feira Gastronômica, realizada no encerramento do Congresso Acadêmico de 2009, e fizeram o teste de aceitação”, frisa a pesquisadora. Vale ressaltar que a Feira Gastronômica do Polo Penedo é promovida pelo prof. Rafael Arruda, do curso de Turismo.