Pesquisadoras da Espanha discutem intercâmbio e ensino a distância

11/05/2010 12h15 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h46
Reitora destaca importância do intercâmbio

Lenilda Luna - jornalista

As professoras Beatriz Maya, representante da vice-reitoria de Relações Internacionais da Universidad Nacional de Educación a Distancia (Uned) da Espanha, e Amélia Zabaleta, diretora da Faculdade de Ciências Econômicas e Empresariais da Uned, estão visitando o Campus Maceió para discutir intercâmbio em pesquisas e formação continuada com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac). As professoras têm interesse principalmente em avaliar como estão se desenvolvendo as atividades de educação na modalidade a distância em Alagoas. A Uned já tem mais de 40 anos de experiência nessa área.

Na manhã desta terça-feira, 11, as professoras foram recebidas pela reitora Ana Dayse Dorea. Também participaram da reunião o professor Luis Antônio Cabral, diretor da Feac;  Anderson Dantas, pró-reitor de Graduação; Niraldo de Farias, assessor de intercâmbio internacional; Sônia Cavalcanti, coordenadora do Núcleo de Saúde Pública (Nusp); e Anamelea Pinto, coordenadora institucional de educação a distância.

Durante a tarde desta terça-feira as professoras da Espanha se reúnem com coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no auditório da Feac; e na manhã desta quarta-feira, 12, o encontro será com os professores de educação a distância da Feac. “Estamos aqui para continuar as conversas que foram iniciadas em Madrid, durante a visita do professor Luis Antônio Cabral. A Uned tem interesse em ampliar as relações acadêmicas com países como o Brasil e também alguns países do continente africano”, explica a professora Beatriz Maya.

A reitora Ana Dayse Dorea ressaltou a importância de fortalecer as relações de intercâmbio internacional. “Esta tem sido a política da universidade. Estamos trocando experiências com o mundo e também conhecendo melhor o nosso país”, disse a reitora. “A educação a distância nos permite levar o ensino superior aos lugares mais distantes, onde antes estudantes teriam muita dificuldade de cursar uma universidade. Essa é uma experiência rica que podemos compartilhar com o mundo”, destacou Ana Dayse.