Palestra sobre Cronobiologia e os Ritmos Biológicos com Menna Barreto


31/05/2010 12h05 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h51
professor Menna Barreto

professor Menna Barreto

O Laboratório de Eletrofisiologia e Metabolismo Cerebral do Setor de Fisiologia e Farmacologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICBS) promove na próxima segunda-feira, 7 de junho, a palestra “O corpo no espaço e no tempo – uma breve introdução à cronobiologia”, às 16h30, no Salão Nobre do ICBS, localizado no bairro do Prado. A palestra será ministrada pelo professor Luiz Menna-Barreto, professor titular da área de neurociências da USP (Campus Leste) e líder do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos.

 

“Os animais, inclusive os humanos, e as plantas, apresentam padrões cíclicos de mudanças conforme as variações do clima, da hora do dia e das estações do ano. A cronobiologia estuda as características temporais dos seres vivos, incluindo os ritmos biológicos. Fenômenos rítmicos em humanos podem ser observados em padrões temporais de segundos, como, por exemplo, as variações das ondas elétricas cerebrais registradas em um eletroencefalograma, em minutos, como os batimentos cardíacos e a frequência respiratória e a cada 24 horas, ou seja, variações circadianas, como o ciclo sono-vigília”, explica a professora Adriana Ximenes, uma das organizadoras do evento.

 

“Os ritmos biológicos têm caráter endógeno e genético, mas são fortemente influenciados por fatores ambientais como a alternância entre claro/escuro (dia/noite), atividades sociais e disponibilidade de alimentos. Todos esses aspectos da cronobiologia serão abordados nesse evento”, complementa Adriana Ximenes.

Saiba mais sobre cronobiologia através do site. Mais informações sobre a palestra podem ser obtidas através do e-mail aximenes@ccbi.ufal.br.