Oficina sobre pesquisa científica orienta para a elaboração de projetos

06/05/2010 11h21 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h45

Roberta Batista - estagiária de Jornalismo

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) informa que estão abertas até 14 de maio as inscrições para a oficina “Projetos de pesquisa científica: fundamentos lógicos”. O curso explora as exigências técnicas, formais e de qualidade das agências de fomento CNPq, Capes e Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.

São 120 vagas ofertadas para alunos de graduação e pós-graduação e interessados na elaboração de projetos de pesquisa, em nível de TCC e iniciação científica, Pibic, Mestrado e Doutorado.

A oficina que será ministrada pelos professores Silvio Sánchez Gamboa e Márcia Chaves Gamboa acontece entre os dias 17 e 19 de maio, das 14h às 18h, no auditório do Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar (Severinão), no Campus Maceió.

A coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica e de pesquisa da Propep, Sílvia Uchôa, explica que o evento, com carga horária de 12 horas, é fundamental para alunos e professores envolvidos com pesquisa.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do formulário on-line.

Currículos dos palestrantes

Silvio Ancisar Sánchez Gamboa

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Professor Associado MS-5 da Universidade Estadual de Campinas (2000-2009). Pesquisador visitante nas Universidades: Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO, Argentina) e na Universidad Nacional de Córdoba (UNC, Argentina), atuando e publicando nos seguintes temas: fundamentos da educação, epistemologia das ciências da educação, pesquisa educacional, teorias da educação, teorias do conhecimento, pesquisa e epistemologia da educação física.

Márcia Chaves Gamboa

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e bolsa sanduíche da Capes no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Atualmente é pesquisadora voluntária no grupo de pesquisa PAIDEIA, Linha de Pesquisa EPISTEDUC- Epistemologia das Teorias da Educação, na Faculdade de Educação da Unicamp. Diretora de Divulgação e comunicação da Se-CBCE-SP (2007-2009). Pesquisadora Visitante da Faced/Ufba, desde outubro de 2009. Possuí cinco livros editados pela eEdufal (2000-2009).