Novos concursos para docentes mobilizam candidatos nos Campi Maceió e Arapiraca

24/05/2010 11h24 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Vários concursos foram realizados para preencher vagas para docentes nos últimos anos

Jhonathan Pino - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas está em período de provas para seleção de docentes para os Campi Maceió, Arapiraca e Sertão. Na última semana de maio foram realizadas as provas para o preenchimento de 29 vagas para professor assistente e auxiliar de diversas áreas acadêmicas do Campus do Sertão. As provas foram realizadas na cidade de Delmiro Gouveia. Os candidatos estão disputando 15 vagas na área de Administração, Comunicação, Libras, Genética, entre outras. Nesta semana, a primeira de junho, a maratona de provas continua em Arapiraca, onde candidatos do país disputando as 103 vagas, através de prova teórica, prática e análise do currículo.

As bancas examinadoras são formadas por três pessoas: um convidado e dois professores da Universidade. A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), responsável por executar as ações, fortalece sua estrutura envolvendo servidores e bolsistas em todo esse processo.

Ano de concursos

Em 2010, são 109 vagas apenas para atender ao Plano de Apoio à Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni) e ao preenchimento de vagas da Universidade Aberta do Brasil (UAB). “A essas vagas se somarão outras, com o intuito de repor as vagas deixadas por servidores que se aposentam”, ressalta João Paulo Fonseca, coordenador de Processos Seletivos da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep). Ele ainda explica que “a lei não impede que façamos concursos no ano eleitoral, apenas a nomeação de servidores tem prazos a ser cumprido”, ressalta.

A Progep é responsável pela organização dos concursos públicos através da publicação de editais e acompanhamento dos concursos, também realiza treinamentos, capacitação de servidores e reuniões com os examinadores. Só em 2010 já foram publicadas 91 editais pela Ufal, compreendendo seleção de professores substitutos e efetivos, além da homologação de resultados, mas, segundo João Paulo, existem dificuldades na hora de preenchimento das vagas, pois além da reprovação de candidatos com desempenho abaixo da expectativa, o grande volume de concursos em âmbito nacional faz com que o número de mestres e doutores formados anualmente torne-se insuficiente para atender a demanda.

Inscrições abertas

Ainda estão abertas as inscrições para concursos para o preenchimento de mais noves vagas para professor assistente e auxiliar dos Campi Maceió e Arapiraca. As provas, que terão início a partir do dia 16 de junho, devem contemplar oito áreas de estudo, são elas: Educação Física, Análises Clínicas, Obstetrícia, Ensino de Química, Produção de Suínos e Bioclimatologia, Farmacologia, Psicologia Clínica e Matemática. Veja editais na Copeve, ou acesse o último edital publicado para professor substituto logo abaixo.