Estudantes de Ensino Médio participam de oficinas de comunicação

Quando o projeto Interação Jovem – Juventude, Educação e Comunicação Alternativa (Jeca) foi aprovado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), no último edital do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa, (Pibip/Ação, ano 2010), ele já funcionava há cerca de um ano e sem apoio algum.

03/05/2010 16h52 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h44
20 estudantes vão participar das oficinas este ano

Madalena Fernandes – estagiária de Jornalismo

Incentivando o envolvimento de estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Ovídio Edgard na produção e discussão de mídias locais, o Jeca, como é chamado pelos envolvidos, tem como objetivo ampliar a produção de conteúdo jovem através da voz dos adolescentes e possibilitar a integração deles na produção de material midiático para a rádio-laboratório da escola, para o programa Interação Jovem, da Rádio Martins, para o jornal-mural e publicação de matérias na revista Viração (periódico voltado para o público adolescente).

Segundo o orientador da equipe, Jhonathan Pino “o projeto está em seu segundo ano e cada vez mais se intensifica a produção midiática dos estudantes. Com a aprovação do projeto no Pibip/Ação, a contribuição de um bolsista e o apoio da Proex, o desenvolvimento das atividades será facilitado”, relata Jhonathan.

Nesta quarta-feira, 28 de abril, aconteceram as atividades da oficina de Mídia e Juventude, que procura inserir os estudantes no debate sobre as mídias e mostrá-los a potencialidade que a internet oferece aos jovens.

Além dessa oficina, nos próximos três meses os alunos terão oficinas de Redação, Jornal Mural e Rádio. Elas serão ministradas uma vez por semana por voluntários do Curso de Comunicação Social (COS), sempre alternando o local de atividades entre os laboratórios do (COS), o Colégio Ovídio Edgard, e os espaços das entidades envolvidas – Rádio Comunitária Martins e o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Alfabetização de Jovens e Adultos (Nepeal).

Estão envolvidos no projeto, o professor do curso de comunicação, Antonio de Freitas como coordenador; o jornalista da Assessoria de Comunicação, Jhonathan Pino e os estudantes do curso de jornalismo, Alan Fagner, Avanny Oliveira, Roberta Batista e Natalia Honci.