Escola de Enfermagem e Farmácia avança na realização de pesquisas

05/05/2010 17h52 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h45

Nos últimos anos, a Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) tem implantado uma política de fortalecimento da pesquisa visando o desenvolvimento de projetos voltados aos interesses regionais. Atualmente, a Esenfar desenvolve projetos nas áreas de Química de Produtos Naturais; Química Medicinal – Modificações estruturais e biotransformações de compostos bioativos; Tecnologia e Controle de Medicamentos; Assistência Farmacêutica; Análises farmacológicas e Toxicológicas de Fármacos e Medicamentos, além do mais, linhas de pesquisas voltadas para o Cuidado em Saúde, Saúde Mental e Saúde da Mulher e do Adolescente.

A Esenfar conta com 10 grupos de pesquisa em atividade, que trabalham em parcerias com pesquisadores de grupos de pesquisas de diferentes Universidades do Brasil e da Europa, a exemplo do projeto coordenado pelo professor Luciano Aparecido Grillo que, em parceria com pesquisadores da Fiocruz, vem traçando um perfil da hanseníase no Estado de Alagoas, na área de farmacogenética, e de projetos com a Université Claude Bernard de Lyon e Université de Strasbourg, ambas na França. Ademais, a Escola tem feito parcerias com outras Unidades Acadêmicas que possibilitarão a transferência de tecnologias das diferentes áreas, entretanto, resguardando a interdiscipinaridade. Podemos citar como exemplo, a participação na proposta CT-INFRA 2009, em parceria com outros grupos de pesquisa da Universidade, além da parceria formada com o Centro de Educação (Cedu), que através do Edital nº 015/2010 da Capes – Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) em graduações presenciais –, encaminhou um subprojeto para implantação de novas tecnologias de mídias para disciplinas da área da saúde.

Estas parcerias permitem o desenvolvimento dos projetos de pesquisa e tem possibilitado a captação de recursos de órgãos financiadores (CNPq, Fapeal, BNDES, Capes, BNB, INCT/CNPq, MS etc) que possibilitarão a dotação da Unidade de equipamentos que beneficiam não só as atividades de pesquisa, mas também as atividades de ensino.

Nos últimos cinco anos, os pesquisadores da Esenfar aprovaram, em diferentes órgãos de fomento, 32 projetos de pesquisa, sendo 20 liderados pelos pesquisadores da Unidade e 12 em parcerias com outras Unidades Acadêmicas da Ufal e Universidades do Brasil. Estes projetos possibilitaram uma captação de recurso equivalente a 700 mil reais, aproximadamente.

Recentemente, os pesquisadores da Escola de Enfermagem e Farmácia foram convocados pela Fapeal para assinatura do termo de outorga de projetos Especiais de Saúde lançado em 2009. Os projetos aprovados visam o acesso da população ao tratamento de doenças de alta prevalência e contribuir para o desenvolvimento das políticas públicas de saúde proposto pelo Ministério da Saúde.

Segundo o professor Irinaldo Diniz, coordenador do Colegiado de Pós-graduação e Pesquisa, a quantidade e qualidade dos trabalhos e pesquisas realizados pelos professores da Esenfar estão em franca ascensão, como consequência do expressivo investimento da Unidade e da administração superior  no crescimento e qualificação do seu corpo docente. Segundo o professor, a Esenfar vem se destacando através do comprometimento e empenho dos professores e alunos em desenvolverem pesquisa de alto nível em busca de uma melhor qualidade de vida para a população.

Neste ano, a Escola já inicia uma nova trajetória para a consolidação do avanço tecnológico e da pesquisa na Unidade Acadêmica, através da construção da proposta de Mestrado em Enfermagem e Mestrado em Ciências Farmacêuticas, que serão submetidas nas APCNs de 2010 e 2011 da Capes, respectivamente.

É importante destacar que, no dia 21 de março deste ano, ocorreu na Universidade Federal de Sergipe, a aula inaugural do Doutorado Interinstitucional em Enfermagem, aprovado pela Capes em dezembro de 2009 com um recurso de 375 mil reais. Este doutorado é uma parceria firmada entre as universidades de São Paulo (USP), promotora; Universidade Federal de Sergipe (UFS), receptora; e Universidade Federal de Alagoas, associada, que com o apoio da reitora Ana Dayse Dorea, do vice-reitor, professor Eurico Lôbo, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Josealdo Tonholo, foi possível tornar realidade este projeto que favorece o crescimento e amadurecimento da Unidade Acadêmica, qualificando sete professoras do curso de Enfermagem do Campus Maceió, além de duas professoras do curso de Enfermagem do Campus Arapiraca, evidenciando o comprometimento da unidade na construção e qualificação do quadro docente.

De acordo com o diretor da Esenfar, professor João Xavier, a Escola, juntamente com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, tem incentivado parcerias entre os pesquisadores e grupos de pesquisas, além de apoiar a produção de artigos científicos e projetos que possam contribuir para ações inovadoras, permitindo a consolidação de novos programas de pós-graduação Stricto sensu, como uma nova realidade da Esenfar, mudando o paradigma da pesquisa em saúde, ao mesmo tempo em que coloca a Ufal no papel de promotora de recursos humanos qualificados e na Assistência à Saúde no Estado de Alagoas.