Empresários de tecnologia da informação querem intensificar parceria com o Instituto de Computação

26/05/2010 09h40 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h49

Representantes de vinte e seis empresas do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL-TI) em Maceió, além de membros do Sebrae-AL e da Secretaria de Planejamento do Estado - SEPLAN, visitaram o Instituto de Computação em maio e assistiram apresentações de projetos de pesquisa em desenvolvimento no IC.

O propósito do encontro foi o de ampliar a aproximação do setor produtivo de Tecnologia da Informação com os pesquisadores do instituto, promovendo troca de ideias e discutindo possibilidades de cooperação entre os segmentos empresarial e o acadêmico. Na reunião, foram apresentados projetos de pesquisa em desenvolvimento, promovendo a inovação em diversas áreas da computação, tais como Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Computação Móvel, Processamento de Imagens e Web Semântica.

Durante a visita, foi destacada a interação que já existe entre a academia e o setor de tecnologia da informação, já que vários representantes do segmento empresarial foram alunos do curso de Ciência da Computação ou de Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento e utilizaram seus trabalhos acadêmicos para alavancar ou incrementar seus projetos na empresa. A intenção agora é que a interação seja mais direta e objetiva. No encontro, foram diagnosticadas diferentes possibilidades de cooperação entre os dois segmentos, a exemplo de programas de capacitação, treinamentos, consultorias e desenvolvimento de aplicações.

O APL-TI de Maceió é composto por mais de setenta empresas e executa ações voltadas ao aquecimento produtivo de negócios do ramo da tecnologia da informação. O arranjo faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).