Defesas de teses representam marcos na vida acadêmica e pessoal

24/05/2010 10h02 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Juliana Melo defendeu a primeira dissertação do Mestrado em Economia da Feac

Avanny Oliveira – estudante de jornalismo e Lenilda Luna- jornalista

Duas conclusões, uma de Mestrado e outra de Doutorado, realizadas em maio, tiveram um significado a mais, além de representar o término com louvor de uma etapa importante da carreira acadêmica. As defesas demarcam conquistas da instituição e dos integrantes desta comunidade voltada para o conhecimento.

Em Economia, a aluna Juliana Melo Oliveira apresentou a dissertação de Mestrado intitulada “Efeitos das externalidades espaciais sobre o crescimento econômico: um ensaio para Alagoas”, que teve como orientador o professor Cícero Péricles. A apresentação aconteceu no auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) e contou com a participação, na banca examinadora, do professor Eurico Lôbo, vice-reitor; do professor Francisco Rosário, coordenador do Mestrado; e do professor Luis Antonio Cabral, diretor da Feac. Também estiveram presentes professores e alunos da instituição e da Universidade Federal da Bahia.

A atividade, comum na rotina acadêmica, teve um significado especial por ter iniciado o calendário de defesas da primeira turma de mestres da Feac. O Mestrado em Economia começou em 2008, depois de ser aprovado pela Capes com nota 3. “Ainda vamos passar pela primeira avaliação, por isso, é muito importante cumprir os prazos e formar a primeira turma de mestres dentro da previsão. Isso nos credencia positivamente junto a Capes”, explica o professor Francisco Rosário.

Uma década na Ufal

Já em Física, o professor Agnaldo José dos Santos defendeu a tese de doutorado “Separação e recombinação de cargas em células solares fotoeletroquímicas”, que foi orientada pelo professor Madras Mohan. O doutoramento é mais uma etapa em uma carreira iniciada há uma década, quando Agnaldo começou a graduação em Física – bacharelado.

Depois que concluiu o bacharelado em Física, veio o Mestrado e, além dos estudos, ele contribuiu como professor substituto por dois anos. Agora, é funcionário efetivo da Ufal, como professor assistente do Campus do Sertão e acaba de se tornar o primeiro professor doutor daquela unidade.

Estes dez anos de dedicação aos estudos na área de Física agora serão a base para uma atuação na docência por mais alguns anos. O professor Agnaldo e os outros docentes recém-aprovados em concurso público assumem o desafio de consolidar a Universidade Federal de Alagoas na região sertaneja. Sem dúvida, uma grande contribuição para o desenvolvimento do Estado de Alagoas e uma vitória pessoal que deve ser comemorada.