Curso forma mais uma turma de jovens ambientalistas

05/05/2010 10h56 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h45
Atividades do Núcleo de Educação Ambiental

Cerca de 50 jovens estudantes iniciaram o Curso de Educação Ambiental: formando juventude de meio ambiente. A grande expectativa está concentrada no debate sobre mudanças climáticas, que será realizado neste sábado, 8 de maio, a partir das 8h, no auditório do Centro de Educação (Cedu), com a participação do professor Luiz Carlos Molion, doutor em Meteorologia, e do jornalista Anivaldo Miranda, mestre em Meio Ambiente e superintendente dessa área no Governo do Estado.

Trata-se de um curso de extensão, de 40 horas-aula, com apoio do Cedu e das pró-reitorias Estudantil (Proest) e de Extensão (Proex). O curso é promovido pelo Núcleo de Educação Ambiental com a proposta de formar estudantes que integrem o Coletivo Jovem de Meio Ambiente (CJ/Ufal) para atuarem dentro e fora da Universidade, constituindo um movimento de juventude ambientalista que já se apresenta organizado em oito municípios alagoanos.

Em sua quarta promoção, a experiência perfaz o total de 160 estudantes, de 18 cursos da Ufal: Agronomia, Arquitetura, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências da Computação, Ciências Sociais, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Química, Farmácia, Geografia, História, Matemática, Medicina, Pedagogia, Química e Serviço Social. A experiência se projeta para fora da Universidade, agregando estudantes de Educação Física, Farmácia e Gestão Ambiental de outras Instituições de Ensino Superior do Estado.

As atividades de abertura do curso foram marcadas por exercícios de percepção ambiental  culminando com um debate sobre o papel da juventude na sociedade atual. Alex Santos de Deus; João Eudes do CJ/Ufal; Crislayne, do CJ/AL; Lindinaldo Freitas, da UJS; e Claudia Petuba, da Une, debateram com os participantes a necessidade de politização de um movimento de juventude que tem a temática ambiental no centro de sua atuação.

A dinâmica prevê atividades fora da sala de aula – estudo do meio, visita ao Arboretum (projeto desenvolvido no Campus A.C. Simões, de recuperação de espécies nativas da flora brasileira), ida à APA do Catolé (nas comemorações da Semana Integrada do Meio Ambiente).

O Evento conta com a contribuição de professores de diversas Unidades Acadêmicas da Ufal, como ICBS, Ctec, Igdema, Cedu, Arboretum, e de outras instituições - SEMPMA, IMA/AL, Batalhão Ambiental, SEMARH e MMT.