Curso de Literatura e Jornalismo, Ufal em Defesa da Vida e muito mais. Confira!


06/05/2010 15h57 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h45
7º Ato Ufal em Defesa da Vida

7º Ato Ufal em Defesa da Vida

ICurso de extensão sobre Literatura e Jornalismo

Neste sábado, 8 de maio, às 8h, no auditório da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em Jaraguá, tem início o curso Literatura e Jornalismo, que visa discutir as interfaces entre os discursos literário e midiático impresso. O curso é coordenado pela professora de Letras da Ufal, Ildney Cavalcanti, e foi aprovado pelo Programa BNB de Cultura, Edição 2010, em parceria com o BNDES, com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (Fale, Proex, Edufal), da FMAC e do IZP. Participam do projeto professores, pesquisadores, especialistas e críticos com produção sobre as interfaces entre literatura e jornalismo. O objetivo é contribuir para a produção e circulação de textos críticos literários a ser publicados em jornal de grande circulação no Estado de Alagoas e posteriormente em um livro de ensaios. E-mail para contato: literaturaejornalismo@hotmail.com.

Mobilização para arrecadar sapatos

O Programa Ufal em Defesa da Vida está arrecadando calçados para a realização do 7º ato do Programa, no dia 13 de maio, às 10h30, no Campus Maceió. Para facilitar a arrecadação, representantes da Proest estarão na entrada do Campus na próxima terça-feira, 11, recebendo as doações de sapatos. Mas as doações também podem ser colocadas em um dos locais de arrecadação: Restaurante Universitário, Biblioteca Central, Espaço Cultural (setor de Arte), Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Hospital Universitário (HU), Centro de Ciências Agrárias (Ceca), Campus Arapiraca e Campus Sertão, além dos Polos Palmeira dos índios, Penedo e Viçosa. O objetivo é reunir cerca de 2 mil pares de calçados para representar simbolicamente as 2 mil pessoas que foram assassinadas em Alagoas no ano de 2009. Em seguida, os sapatos serão doados a comunidades carentes. Não deixe de participar! Leia mais.

I Ciclo de Palestras em Estudos Literários

Literatura, Artes Visuais e Experimentação estarão em debate de 10 a 14 de maio, das 17h às 19h, no auditório da Biblioteca Central. Os palestrantes serão a prof. Gláucia Machado, sobre experimenta o experimental; Ranieri Brandão, com o tema Literatura e Cinema; Luiza Rosiete, com o tema “Moça com Brinco de Pérola: as imagens do desejo”; prof. Marcus Vinicius,  Literatura e Histórias em Quadrinhos; e uma mesarredonda com o grupo Poéticas Interartes. Inscrições: R$ 5,00 na sala do PET/Letras (ICHCA) ou com petianos no Bloco João de Deus. Certificado: 15 horas. Contato: petletrasufal@gmail.com ou 3214-1337.

Palestra sobre Terapia Alternativa

No dia 12 de maio, às 19h, o Museu Théo Brandão vai sediar uma palestra sobre Jin Shin Jyutsu. Arte milenar japonesa, relembrada para humanidade pelo mestre Jiro Murai, trabalha a energia vital nos três níveis, físico, mental e emocional, regenerando-a com de toques suaves através dos caminhos energéticos formados por conexões entre 26 áreas localizadas em cada lado do corpo. A palestrante Lucia de Fátima Costa Pereira é “Practtioner” credenciada pela "Jin Shin Jyutsu Inc. of Scotsdalle, Arizona E.U.A. A entrada é 1kg de alimento não perecível. Mais informações: 9331-6649 / 8878-1465.

DCE convoca discentes para eleição 2010

O Diretório Central dos Estudantes realiza a eleição 2010 nos dias 25 e 26 de maio, em todos os Campi da universidade simultaneamente. No edital podem ser encontradas todas as informações de como participar do processo e a forma como o mesmo irá acontecer. Para mais informações, entrar em contato com a comissão eleitoral pelo e-mail comissaoeleitoral.dce2010@gmail.com ou pela lista de e-mails do DCE.

I Simpósio de Animais Selvagens

De 14 a 16 de maio, o Polo Viçosa realiza o I Simpósio de Animais Selvagens, no próprio Polo. O evento contará com palestras e minicursos. O valor da inscrição varia entre estudantes, profissionais e sócios da Anclivepa, no entanto há descontos para quem se inscrever até o dia 15 de abril. Mais informações através do e-mail geasufal@gmail.com ou através do site.

Treinamento nos esportes coletivos

No dia 19 de maio, o curso de Educação Física do Centro de Educação (Cedu) promoverá, às 19h, uma palestra intitulada “Treinamento tático nos esportes coletivos”. O evento será realizado no auditório do antigo Csau, e terá como preletor o professor Fabiano de Souza Fonseca.

Encontro da SBPC

O Encontro acontece de 25 a 30 de julho, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O tema central da reunião será “Ciências do Mar: Herança para o Futuro” - assunto escolhido pelo fato de o litoral brasileiro se constituir em um ecossistema de alta relevância ambiental, com significativo potencial econômico e social para o país. Mais informações.