Campus Arapiraca promove I Semana de Matemática

05/05/2010 10h16 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h45

Diana Monteiro - jornalista

Discutir os conceitos e aplicações da Matemática exigindo dos educadores novos saberes, habilidades e atitudes que lhes possibilitem dialogar, adaptar e intervir em uma realidade educativa diversa e transitória. Esse é o objetivo geral da I Semana de Matemática promovida pelo Centro Acadêmico Licenciatura Matemática (CALMA), do Campus Arapiraca, que iniciou nesta quarta-feira, dia 5, e se prolonga até sexta-feira, 7.

Além da participação de alunos de graduação da  área de ciências exatas, o evento tem como público-alvo professores de matemática  das redes estadual e municipal do Agreste e alunos do ensino médio das escolas públicas e privadas daquela região.

O professor Rinaldo Vieira informa que a I Semana de Matemática conta com a parceria da Pró-reitoria de Extensão (Proex), Sociedade de Educação Matemática de Alagoas (SBEN-AL), 5ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), Centro de Educação (Cedu) da Ufal e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Uma das finalidades do evento, enfatiza Rinaldo, é despertar nos alunos universitários o interesse para se integrar em programas de Bolsas de Iniciação Científica e de Bolsas de Incentivo a Docência, e nos alunos do ensino médio o interesse pela disciplina. “Dos projetos desenvolvidos no Campus Arapiraca nessa área alguns serão apresentados por alunos bolsistas durante o evento. Acreditamos que o debate venha ampliar o domínio da matemática, promovendo interatividade e visão crítica no ensino dessa disciplina”, diz o professor.

Segundo ele, a chegada da Universidade Federal de Alagoas  no Agreste alagoano transformou a  dinâmica da população local.  Rinaldo Vieira  espera que a essa semana de debates estabeleça uma relação próspera para outros eventos envolvendo essa área e seus profissionais e crie a expectativa que os conceitos  sejam aplicados no cotidiano  da região.

A programação completa se encontra na página da evento.