Arapiraca sedia simpósio sobre sustentabilidade de biomas

28/05/2010 09h16 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h50
Simpósio vai debater sobre ecossistemas do Semiárido

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

A cidade de Arapiraca sedia desta terça-feira, 8,  a quinta-feira, 10, o I Simpósio Alagoano sobre Ecossistemas do Semiárido: desafio para uma sustentabilidade socieconômica,  que discutirá as regiões Semiárida e Agreste de Alagoas. O evento tem como local o auditório do Teatro Sesi a partir das 8h30 e o principal objetivo é debater temas inerentes ao Bioma Caatinga nos aspectos científico, técnico e político, considerando o contexto ecológico, social e econômico destas regiões.

O simpósio, que se realizará durante os dois horários, é promovido pela Universidade Federal de Alagoas, através da Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Ambientais, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Instituto do Meio Ambiente-IMA e Prefeitura Municipal de Arapiraca.

Para o meteorologista e coordenador do evento, José Gomes Chaves, do Instituto de Geografia e Meio Ambiente (IGDMA), a realização do simpósio é fundamental para se conhecer as ações que estão sendo desenvolvidas nos diversos segmentos: social, econômico e ambiental desses ecossistemas; discutir essas ações, e identificar aquelas que, através do manejo racional do bioma caatinga, dão sustentabilidade socioeconômica para o Semiárido e para o Agreste alagoano.

Constam da programação palestras, oficinas, debates e apresentação de artigos científicos e tem como público-alvo profissionais, estudantes, técnicos e cidadãos interessados nos temas abordados.

Além de pesquisadores da Ufal, participarão do simpósio, representantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SMARH), Federação das Indústrias do Estado (FIEA), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituto Xingó, Embrapa Semiárido, Articulação (ASA) e Arranjo Produtivo Local da Cerâmica. Para mais detalhes, veja a programação na íntegra em anexo.

No Campus Arapiraca, as inscrições se estendem até esta terça-feira, e para estudantes o valor é de R$ 15,00 e para profissionais R$ 40,00.

Mais informações através dos telefones (82) 3214-1446 / 9341-8933 ou pelo e-mail simposioalagoanoarapiraca2010@yahoo.com.br.