Alunos do Campus Arapiraca participam de projeto nacional

27/05/2010 10h10 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Professor Jarbas Ribeiro, coordenador das equipes

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

Com o propósito de contribuir para o crescimento sustentável de comunidades carentes e ampliar o bem-estar de sua população, uma equipe de oito universitários e dois professores do Campus Arapiraca participará da Operação Marmoré do Projeto Rondon, que será realizada de 16 de julho a 1º de agosto, no município de Theobroma, em Porto Velho, Rondônia.

A equipe de rondonistas do Campus Arapiraca, constituída de alunos do curso de Enfermagem, Educação Física, Psicologia, Serviço Social e Biologia, e outra equipe da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) – Bahia foram as únicas universidades do Nordeste escolhidas para participar desta operação.

Ao todo, para o Projeto Rondon foram selecionadas propostas de 86 instituições de ensino superior de 19 estados do país. Das 86 instituições inscritas, saíram 120 equipes. Desse total, metade vai desenvolver atividades do conjunto A, que é composto por temas relacionados às áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e da saúde. As outras 60 equipes farão as ações do conjunto B, que abrange as áreas de comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e do trabalho.

Os rondonistas do Campus Arapiraca vão aplicar as atividades do conjunto A. O grupo conta com o apoio da coordenação do Campus Arapiraca e da Pró-reitoria Estudantil (Proest). Segundo o professor Jarbas Ribeiro, coordenador da equipe, integrar as ações do Projeto Rondon é uma oportunidade que contribui para a formação de uma forma geral dos participantes, ampliando seus conhecimentos através do contato com outras realidades, e levar o nome da Ufal para outros estados.

"Existem ainda dois pontos importantes no projeto: o primeiro se refere ao conhecimento que as comunidades carentes vão receber dos universitários, e o segundo diz respeito à oportunidade que esses alunos têm de colocarem em prática os conteúdos recebidos na universidade”, reforça o coordenador.

Sobre o Projeto Rondon

O Projeto Rondon é um projeto de integração social, coordenado pelo Ministério da Defesa que envolve a participação voluntária de estudantes universitários, a partir da segunda metade da graduação. O projeto é realizado em parceria entre diversos ministérios e o apoio das Forças Armadas, que prestam o suporte logístico e a segurança necessários às operações.

Conta ainda com a colaboração dos governos estaduais, das prefeituras municipais, da União Nacional dos Estudantes, de Organizações Não-Governamentais, de organizações da sociedade civil de Interesse público e de organizações da sociedade civil. As ações do projeto são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão, criado por Decreto Presidencial em 14 de janeiro de 2005.