Ufal integra programação do I Seminário do Nordeste sobre o Pré-sal

Promovido pelo Instituto Arnon de Mello, o Seminário discutirá a importância do pré-sal, em parceria com a Petrobras, e trará para Maceió os maiores especialistas da área. A Ufal terá o privilégio de realizar a primeira explanação do evento, através do coordenador geral do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), Eduardo Setton.

05/04/2010 13h56 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h39
Carlos Mendonça e Luis Amorim oficializam convite à Ufal

Carlos Mendonça e Luis Amorim oficializam convite à Ufal

Com informações do jornal Gazeta de Alagoas

A descoberta das jazidas de petróleo na camada do pré-sal da costa brasileira é um marco histórico na indústria petrolífera mundial. Desde que foram anunciadas, algumas discussões foram realizadas no sentido de esclarecer o assunto, principalmente no que se refere à nova empresa estatal e à importância dessa novidade para a economia do País.

Para debater o início desse novo e promissor horizonte exploratório e as contribuições dessas descobertas para o desenvolvimento do Nordeste, o Instituto Arnon de Mello (IAM), em parceria com a Petrobras, realizará o primeiro seminário do Nordeste sobre o pré-sal. O evento será dia 14 de abril, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, e terá as presenças de autoridades nacionais e os principais dirigentes e técnicos da Petrobras, a exemplo do presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli.

Os painéis terão como temas O marco regulatório e a nova empresa estatal, Fundo social e capitalização da Petrobras e Os reflexos da descoberta do pré-sal no desenvolvimento do Nordeste. O objetivo é promover um amplo debate envolvendo líderes empresariais, acadêmicos, políticos, técnicos e demais interessados, permitindo à sociedade conhecer os diferentes aspectos desse projeto decisivo para o crescimento do País.

“Para o Instituto Arnon de Mello é muito importante realizar em Maceió um seminário desse nível sobre o pré-sal, reunindo autoridades nacionais e os principais dirigentes da Petrobras. É uma oportunidade única de ouvir e discutir a participação do Estado nessa nova fonte de recurso do Brasil. A realização desde evento representa, sem dúvida alguma, uma vitória imensurável para Alagoas”, afirmou Carlos Mendonça, vice-presidente-executivo do IAM.

Participação da Ufal

 

No último dia 25 de março, Carlos Mendonça e Luis Amorim, diretor executivo da Organização Arnon de Mello, vieram ao gabinete da reitora Ana Dayse Dorea convidá-la para participar do Seminário. A Ufal terá o privilégio de realizar a primeira explanação do evento, através do coordenador geral do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), Eduardo Setton, que falará um pouco sobre os projetos desenvolvidos pelo Laboratório, além de fazer uma breve apresentação do mesmo. O seminário, que será transmitido ao vivo pela internet devido à grande demanda de inscrições, também será transmitido no Espaço Galileu do LCCV, para os alunos interessados no assunto.

 

Discussões

A abertura do evento contará com as presenças dos ministros Edison Lobão e Dilma Russeff, de Minas e Energias e de Casa Civil, respectivamente, e dos senadores alagoanos Fernando Collor (PTB-AL), presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, João Tenório (PSDB-AL) e Renan Calheiros (PMDB-AL). O primeiro debate, que vai abordar a nova empresa estatal, terá as participações do diretor de Produção da Petrobras, Guilherme Estrela, e João Carlos de Luca, presidente da BP do Brasil, e o superintendente do Sebrae-Alagoas, Marcos Vieira.

Em seguida, o presidente da Associação Brasileira de Geólogos de Petróleo, Márcio Rocha Melo, e o presidente da Empresa de Planejamento em Energia, Maurício Tolmasquim, comandarão debate sobre o fundo social e capitalização da Petrobras. O painel contará, ainda, com as presenças do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, o economista Cícero Péricles, e o engenheiro Phd em contaminação de solos, Manoel Maia Nobre.

“O IAM, contando com o decisivo apoio da Organização Arnon de Mello, está trabalhando diurnamente para que este evento, que deverá contar com a participação efetiva de autoridades estaduais, professores e técnicos das universidades locais, empresários, estudantes e outros interessados no assunto, seja a abertura de uma nova porta para o crescimento da economia alagoana”, completou Carlos Mendonça.

O terceiro e último painel do evento abordará os reflexos da descoberta do pré-sal no desenvolvimento do Nordeste e terá como debatedores o ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Júlio Sérgio Gomes de Almeida, o ex-presidente da Petrobras e sócio-diretor da Creta Planejamento, Eduardo Teixeira, além das presenças do secretário de Desenvolvimento Econômico de Alagoas, Luiz Otávio Gomes, o presidente da Algás, Gerson Fonseca, e o presidente da Braskem, Manoel Carnaúba.

Mais informações no site.