Ufal e Catedral Metropolitana de Maceió realizam Concerto de Páscoa

Os ensaios abertos ao público serão realizados nesta quarta-feira, 7 de abril, às 15h, e nesta quinta-feira, 8 de abril, às 19h, na Catedral.

07/04/2010 08h32 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h39

Nesta sexta-feira, 9 de abril, às 20h, será realizado o primeiro Concerto de Páscoa da Universidade Federal de Alagoas, em parceria com a Catedral Metropolitana de Maceió. Será apresentado um panorama de 600 anos de música, desde um singelo, contudo profundo, moteto de Meneghali, a uma peça de caráter meditativo do compositor alagoano Nilton Souza baseada na Última Ceia de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Em forma de quasi  recitato, o compositor alagoano apresenta as palavras de Cristo como narradas em Lucas, 22:15-20. Haverá ainda peça retirada da “Missa para duas meninas mortas”, requiem composto entre os anos de 2002 e 2007 para prantear a morte violenta de duas meninas, primas, em São Miguel dos Campos, no final do ano de 2001. Originalmente escrito para quatro cantores solistas, órgão e violoncelo, será apresentada a parte nona, “Domine Jesu Christe” com orquestração do autor da peça, maestro Eduardo Xavier.

Participam do concerto, a Orquestra da Universidade Federal de Alagoas, o Coro da Universidade Federal de Alagoas, o Coro Prisma de Maceió, o Coral Rugas de Ouro, o pianista preparador dos solistas, Mário Marochi, o pianista preparador dos coros,  Ilbert Leaphar, na regência e preparação técnica dos coros, Gustavo Campos Lima,como  regente assistente,  José Alípio Martins, e regente,  Nilton Souza.

“Emoldurados pelos grandes e eternos mestres como Meneghali, Palestrina, Vivaldi, Bach, Handel, Mozart, José Maurício Nunes Garcia e César Franck, as nossas peças alagoanas são humildes obras ante àquelas que perpassaram os séculos, motivo do reconhecimento da genialidade desses artistas, porém não menores em sentimento e sinceridade. Serenamente esperamos que todos se deixem elevar pelo programa aqui apresentado que não leva à tristeza, mas à meditação e à prece”, convida o maestro Eduardo Xavier.

O programa segue um roteiro que levará os ouvintes por uma viagem histórica através da música, culminando em um vibrante canto de Aleluia pela ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo. “Neste concerto dentro da Oitavas do Páscoa, ainda é tempo de desejar uma Feliz Páscoa para todos”, cumprimenta Eduardo Xavier, coordenador do Concerto de Páscoa.

No dia 15, o Concerto de Páscoa será realizado na Igreja de São Benedito, às 20h.