Reitora avalia avanços e desafios na primeira reunião com novos diretores

12/04/2010 09h36 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h40
Posse dos novos diretores

Diana Monteiro - jornalista

A primeira reunião da reitora Ana Dayse Dorea com os diretores das unidades acadêmicas, na quinta-feira, 8 de abril, enfocou o compromisso da Ufal frente aos avanços da educação superior e o  reflexo de seu crescimento, que coloca atualmente a instituição no patamar de porte médio, dentre as 59 Instituições Federais de Ensino Superior. “A Universidade Federal de Alagoas deixou de ser uma universidade pequena, tem um projeto construído, e como reitora não abrirei mão de fazer essa instituição crescer, porque ainda são muitos os desafios,” disse Ana Dayse.

A reitora parabenizou a todos pela nova missão, afirmando que o crescimento da Universidade em todas as áreas é fruto do esforço e trabalho coletivos, o que leva a instituição a ser referência em diversas áreas de conhecimento. Ana Dayse enfatizou que esse crescimento teve maior impulso a partir dos investimentos na expansão que vêm contemplando a capital e o interior de Alagoas, com a implantação dos Campi do Agreste e do Sertão.

“Estamos nos empenhando para contemplar o litoral norte também com um Campus e assim abranger todo o Estado, porque o programa de interiorização é o maior projeto de desenvolvimento de Alagoas e precisamos consolidá-lo a cada dia. Temos uma missão a cumprir e, para isso, é fundamental a participação e o envolvimento de todos vocês gestores”, disse dirigindo-se aos diretores.

O Campus Arapiraca, implantado no segundo semestre de 2006, já forma os primeiros alunos a partir de julho e colocará à disposição do mercado de trabalho local, regional e nacional profissionais de diversas áreas. O Campus conta atualmente com 2200 alunos, 170 docentes e 70 servidores técnico-administrativos, distribuídos na sede Arapiraca e nos Polos Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios, desenvolvendo 160 ações de extensão, além de projetos de iniciação científica.

Crescimento

Reforçando o crescimento em todas as áreas e em seus três Campi, Ana Dayse acrescentou que, até 2012, a instituição criará mais nove cursos. Destes, três vão funcionar no horário noturno, no Campus Arapiraca, e mais três no Campus Maceió. O Campus do Sertão, já foi implantado com alguns cursos noturnos. Além disso, o Plano Nacional de Assistência Estudantil, que contempla com bolsas de permanência alunos carentes, objetiva reduzir  a evasão na universidade.

O universo estudantil atualmente é formado por 19.845 alunos da graduação, distribuídos em  69 cursos  nas  modalidades presencial e a distância. O Programa de Educação a Distância, com Polos na capital e no interior é destacado como ampliação das oportunidades de acesso. “São 2885 alunos matriculados nos seis cursos de graduação a distancia e o programa também funciona com seis cursos de pós-graduação. São 750 vagas oferecidas anualmente”, frisou a reitora.

O quadro de pessoal da Ufal dispõe atualmente de 1241 professores efetivos e 1530  servidores técnicos. “Destacamos também na nossa gestão o investimento que está sendo feito no segmento técnico-administrativo, através do Programa de Capacitação, que vem servindo de referência para outras universidades. Para as atividades deste ano, o programa recebeu investimento de um milhão e duzentos mil reais”, enfatizou Ana Dayse.

A reitora disse aos diretores que os desafios e compromissos frente ao Estado de Alagoas e a Região Nordeste centram-se em capital humano e desenvolvimento, inclusão social, inovação tecnológica, expansão e interiorização. “As universidades são o grande celeiro da produção científica. No Brasil, 70% das pesquisas estão nas universidades. Nesta área, a Ufal mantém em pleno desenvolvimento 210 grupos, com  838 linhas de pesquisa, envolvendo 3.646 pesquisadores,  entre servidores e alunos", complementa Ana Dayse.

Durante a reunião, os diretores tiveram a oportunidade de conhecer com mais detalhes o que vem sendo feito na área de inclusão social. “Ressalto aqui o Programa Pré-Vestibular Comunitário do Programa Conexões de Saberes. A disputa para as 810 vagas deste cursinho, que é destinado a alunos de escolas públicas, contou este ano com a participação de mais de 5 mil alunos e é o cursinho pré-vestibular que mais aprova. Aproveito essa oportunidade  para agradecer  o envolvimento das unidades acadêmicas nessa importante ação”, disse Ana Dayse.