Quatro alunos do interior farão intercâmbio em Portugal

08/04/2010 09h31 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h40
Alunos selecionados para intercâmbio em Portugal a partir do segundo semestre

Diana Monteiro – jornalista

Dos 10 alunos selecionados para o intercâmbio em Portugal no Programa de Bolsas Luso-Brasileiras do Grupo Santander, quatro são do Campus Arapiraca e Polos. O grupo viaja no segundo semestre deste ano onde permanecerá na Europa estudando por um período de seis meses.

Os quatro estudantes do Campus Arapiraca são os seguintes: Robson Batista, do curso de Engenharia de Pesca do Polo Penedo, Luana Paula dos Santos Ribeiro, do curso de Zootecnia, e Raul Correia dos Santos, do curso de Administração, ambos de Arapiraca, e Niedja Mara Silva Fontes de Deus, do curso de Psicologia do Polo Palmeira.

Do Campus Maceió, foram selecionados: Pedro Cesar Brasileiro Lopes (Engenharia Civil), Diogo dos Santos Souza (Letras), Camila Ferreira da Silva (Pedagogia), Kermesson Carlos do Nascimento  Magalhães (Relações Públicas), Alana Melo dos Santos (Engenharia Química) e James Rafael Ulisses dos Santos (Geografia –licenciatura).  James é do município de Traipú, mas estuda na capital e mora na Residência Universitária.

As instituições de ensino superior de Portugal que receberão os estudantes são: Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade Técnica de Lisboa, Universidade de Algarve, Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro.

O grupo de estudantes foi recebido pelo vice-reitor Eurico Lôbo que enfatizou a importância do intercâmbio no processo de formação profissional e cidadã de cada um. ”É importante entender que durante o intercâmbio vocês não só representarão a Universidade Federal de Alagoas, mas também o Estado Brasileiro. A seleção dos quatro alunos do interior  só vem a confirmar que o projeto de expansão da Ufal é extremamente vitorioso”, ressaltou o vice-reitor aos estudantes

Passar por um período de seis meses estudando em outro país, para o grupo de alunos é um primeiro passo para futuros projetos, desde o acadêmico até o profissional. “Levarei os projetos que estamos desenvolvendo no polo Palmeira sobre inclusão social, que foram, inclusive, premiados nacionalmente em eventos de Psicologia. Pretendo trazer para o meu Estado os avanços em Portugal nessa área”, enfatizou Niedja Mara.

Desafios, troca mútua de conhecimento e capacitação profissional foram ressaltados pelos estudantes do intercâmbio. “Tenho interesse em geografia física e Portugal é referência nessa área”, enfatizou James Ulisses. A viagem para Portugal está prevista para agosto deste ano.