Especialistas se reúnem para debater Comunicação Institucional


06/04/2010 09h34 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h39

Discutir as questões contemporâneas da Comunicação Institucional, os desafios de sua prática e as novas reflexões sobre sua teoria. É assim que se apresenta o “ComplexIns: Comunicação Institucional em Diálogo”, evento que acontece nos dias 8 e 29 de abril, sempre às 19h, no auditório da Biblioteca Central do Campus Maceió.

A Comunicação Institucional pode ser vista como uma área que abrange as estratégias de Comunicação Corporativa e Comunicação Organizacional. Na prática, tratam-se dos processos envolvidos no campo da Assessoria de Comunicação de empresas, governos, entidades de classe e Terceiro Setor.

As inscrições para o evento são gratuitas e são feitas pelo endereço eletrônico. A inscrição é valida para as duas palestras (dia 8 e dia 29 de abril). Serão expedidos certificados individuais (3 horas/aula) para cada uma das palestras que compõe o evento.

O evento é coordenado pelos professores do curso de Comunicação Social da Ufal, Clayton Santos e Manoella Neves, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Na programação do ComplexIns, palestras com a professora Maria Aparecida Ferrari, da Universidade de São Paulo (USP), e do jornalista Renato Miranda, diretor do Grupo CDN Comunicação Corporativa.

Palestrantes de destaque na Comunicação Institucional

Com o tema “O Papel Estratégico das Relações Públicas: Como Sobreviver e Prosperar em Contextos Vulneráveis”, Maria Aparecida Ferrari profere palestra na quinta-feira, dia 8 de abril. Durante o evento, a professora lança em Alagoas seu livro “Relações Públicas: Teoria, Contexto e Relacionamento”, escrito em parceria com os professores Fábio França, da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e James Grunig, da Universidade de Maryland (Estados Unidos).

Já Renato Miranda apresenta palestra com o tema "Comunicação e Crise: Metrô SP - Estação Pinheiros 2007". Na palestra, o profissional vai apresentar as estratégias de comunicação utilizadas quando do acidente que envolveu a construção da Linha Amarela do metrô de São Paulo, ocorrido em janeiro de 2007 e causando a morte de 7 pessoas.

Maria Aparecida Ferrari é doutora em Ciências da Comunicação pela USP, instituição na qual leciona atualmente. Foi Diretora da Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo e é Membro dos Conselhos Editoriais do Strategic Communication Journal e da Revista Organicom e do Conselho Fiscal da ABRAPCORP (Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas).

Renato Miranda é jornalista formado pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Foi repórter do Diário Popular (Diário de S. Paulo) e da TV Bandeirantes. Desde os anos 80 atua na área de Comunicação Institucional, tendo atendido clientes como o Governo de São Paulo, Comunidade Solidária (D. Ruth Cardoso), Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC) e Consórcio Via Amarela (Obra do Metro SP). Há 10 anos atua como coordenador e diretor do Grupo CDN Comunicação Corporativa.