União Nacional dos Estudantes oferece curso de formação política

12/03/2010 08h51 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h34

Julianne Leão – estagiária de Jornalismo

Atenta à importância da capacitação estudantil, a cada início de ano letivo a União Nacional dos Estudantes (Une), procura recepcionar os novos estudantes universitários e esclarecê-los sobre a importância da participação estudantil dentro da universidade. Neste ano, será realizado o “Curso de formação política estudantil”.

O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de março, no campus A. C. Simões, e tem como finalidade estimular os alunos recém-aprovados para o meio acadêmico ao exercício do seu papel enquanto cidadãos, além de sua participação na construção de uma universidade ampla, democrática e de qualidade, através de palestras e debates de temas ligados ao meio ambiente, educação, cultura, direitos humanos e diversidade sexual.

Segundo a diretora da Une-AL, Cláudia Aniceto, a União dos Estudantes, além de ser um órgão de representatividade estudantil, é uma das principais organizações da sociedade civil brasileira, precursora de importantes movimentos de mobilização social nas mais variadas áreas. “A interação dos estudantes com o meio social é fundamental para a formação profissional, humanística e político social dos mesmos. Tal interação com a sociedade permite uma maior formulação à cerca das questões profissionais no exercício da profissão almejada”, ressalta a diretora.

O curso, com duração de dois dias, foi formatado para oitenta estudantes universitários, dentre os variados cursos de graduação da universidade; os participantes serão beneficiados com quatro palestras em cada dia, perfazendo um total de oito palestras no decorrer do curso. Serão discutidos temas como: os desafios do movimento estudantil, o papel do estudante frente às demandas sociais, e a cultura como forma de complemento da educação.

As apresentações ocorrerão no auditório do Centro de Saúde (Csau); os debates e os alojamentos nas salas de aula da Faculdade de Medicina (Famed); e as refeições (almoço e jantar) no Restaurante Universitário/Ufal.