Ufal toma providências para evitar furtos


09/03/2010 12h04 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h33

Dois tipos de ocorrências foram verificadas no Campus da Ufal em Maceió nessa segunda-feira, 8. Na garagem, que fica no final do Campus, alguns menores quebraram os vidros da janela de  um depósito de materiais para limpeza dos veículos. Alguns materiais de limpeza desapareceram, mas a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) não tinha provas de que foram os meninos os responsáveis pelo furto. A polícia chegou a apreender os menores, mas depois eles foram liberados.

A outra situação registrada foram furtos em dois veículos, que aparentemente nem chegaram a ser arrombados. Os ladrões conseguiram abrir as portas dos carros de uma professora e de um técnico da Ufal. Foram levados o equipamento de som, do técnico, o laptop e a bolsa da professora.

A ação aconteceu durante o dia, nos estacionamentos da Reitoria e do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), mas não chamaram a atenção de quem passava. Os furtos só foram percebidos quando os proprietários chegaram aos veículos. As queixas já foram registradas na polícia e na Sinfra para que sejam tomadas as providências.

“Esse tipo de situação acontece em toda a parte”, diz Elias Barbosa, da Sinfra. “Estamos reforçando a atuação dos vigilantes da Servipa, mas vai ser preciso ser mais rigoroso com a entrada de veículos no Campus, e para isso precisamos da colaboração da comunidade, já que muitos reclamam das filas na cancela”, explicou Elias.

Ele também informou que a reitora Ana Dayse esteve reunida nesta segunda-feira, 8, com o prefeito Cicero Almeida para cobrar as providências de calçamento das pistas laterais do Campus. “Só poderemos murar os fundos do Campus e controlar a entrada de pessoas quando o terminal dos ônibus for transferido para a área externa”, justificou Elias.