Ufal realiza seminário para avaliar metas para o desenvolvimento do litoral norte


11/03/2010 11h10 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h33

Lívia Vasconcelos – estagiária de Jornalismo

O projeto Mobilização, Diagnósticos e Planejamento Territorial Participativo do Litoral Norte (Conorte-Ufal), aprovado pelo CNPq com recurso do MDS para atuação no território do Consad no Litoral Norte do Estado de Alagoas, realizou na última quarta-feira, 10, no auditório do Igdema/Ufal, o primeiro seminário interno. O projeto se desenvolve em 12 municípios do Norte do Estado de Alagoas com o objetivo de promover ações de mobilização, diagnóstico e planejamento territorial visando o fortalecimento institucional para o Desenvolvimento Sustentável do Território Norte de Alagoas.

 Na abertura das atividades, o coordenador geral do projeto, José Roberto Santos, ressaltou dois grupos prioritários nas pesquisas a serem realizadas pelos alunos: Pescadores e Agricultores Familiares. “Algumas questões sobre eles precisam ser desvendadas. É fundamental levantar um perfil desses trabalhadores, para saber quais são as principais dificuldades que enfrentam para produzir e garantir a subsistência e alguma renda. Se conseguirmos desenvolver políticas públicas para esses dois grupos, já estaremos fazendo muito pela região”, disse José Roberto.  

O projeto Conorte é o segundo maior da Ufal em número de bolsistas, 32, perdendo apenas para o Conexão dos Saberes. Os bolsistas e colaboradores apresentaram dados como mortalidade na região, PIB, IDH, cultura material e imaterial, impacto da cana-de-açúcar, movimentos sociais no campo, entre outros, que formam um diagnóstico do norte alagoano, ainda em fase de desenvolvimento. O objetivo principal do dia foi o compartilhamento de informações. “Precisamos ter acesso às informações uns dos outros, somos um grupo”, disse Priscylla Alves, bolsista do grupo de Geografia.

O próximo seminário será aberto ao público e acontecerá dia 29 de março, em Passo de Camaragibe, no Hotel Camará, na 2ª Oficina de qualificação do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS). Sobre as atividades realizadas, José Roberto foi claro: “Foi um dia rico”, finaliza.

Leia também: Recorde de inscritos no Pré-vestibular Comunitário 2010