Ufal coordena projeto sobre Anemia Falciforme


16/03/2010 08h57 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h34

 

Nesta quarta-feira, 17, na sede do Conselho Regional de Medicina, acontecerá a segunda etapa da capacitação de profissionais da saúde do PSF/AL (médicos e enfermeiras) pelo Projeto "Implantação de Serviço de Referência de Aconselhamento Genético para Portadores de Doença Falciforme no SUS/AL".

A Doença Falciforme é a doença genética (hereditária) mais comum no Brasil e bastante frequente em Alagoas. Os portadores desta anomalia possuem hemoglobina S, o que acarreta alteração na forma das suas hemácias (glóbulos vermelhos), causando fenômenos vaso-oclusivos e anemia crônica.

O quadro clínico desta doença costuma ser bastante grave, com alto grau de morbidade e mortalidade, caso não haja diagnóstico precoce e tratamento adequado. O projeto é coordenado pela professora Eneida Lipinski Figueiredo, da Ufal, e possui parcerias com a Uncisal, Maternidade Santa Mônica, Casa do Pezinho, Secretaria Estadual de Saúde e Hemoal.

Os profissionais da saúde serão capacitados no reconhecimento dos portadores da Doença Falciforme e encaminharão os casos suspeitos ao Hemoal, para confirmação diagnóstica. Uma vez confirmados, os casos positivos serão encaminhados ao HU para tratamento e Aconselhamento Genético.

Os profissionais capacitados receberão material didático e atuarão como agentes multiplicadores, capacitando os Agentes de Saúde de suas unidades. Além destes dois primeiros eventos, realizados em Maceió, acontecerão, ainda, seis outras oficinas nas cidades-sede das Regiões de Saúde de Alagoas:Arapiraca, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Santana do Ipanema. O projeto possui financiamento do Ministério da Saúde, através da Coordenação de Sangue e Hemoderivados.