Ufal comemora 100 anos do Dia da Mulher


03/03/2010 16h21 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h32

Rose Ferreira - jornalista

Na próxima segunda-feira, 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Universidade Federal de Alagoas prepara um dia especial de reflexão com o tema “Um olhar para as várias manifestações de violência”.

A abertura oficial da programação será às 8h30, no auditório do Csau, com uma apresentação cultural e o lançamento da campanha do Programa Ufal em Defesa da Vida que, desta vez, tem como objetivo recolher 2.000 pares de sapato, que representarão em um ato simbólico o número de homicídios ocorridos no ano de 2009 em Alagoas, segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança.

Às 9h, a professora Andréia Barbosa, assistente social do Centro de Atendimento e Referência as Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Especialista em Gestão da Cidade, ministrará a palestra “Reflexo da violência na saúde da mulher”. Às 10h, o professor Jorge Luiz da Fonseca, da Universidade Federal de Pernambuco, falará sobre o tema “Homens unidos pelo fim da violência contra a mulher”, seguido de debate.

Às 12h, as mulheres da Ufal serão homenageadas com um almoço poético no Restaurante Universitário, onde a oportunidade estará franqueada para apresentações de músicas, poesias e outras manifestações artísticas das servidoras.

A palestra “Assédio moral nas organizações de trabalho: perversão e sofrimento” dará sequência à programação, às 14h, com a psicóloga e professora da Universidade Estadual de Maringá Ângela Caniato. Após oportunidade para debate, o grupo de teatro do Programa Aqui(n)ta Cultural fará uma apresentação e haverá uma comemoração pelos 20 anos do Núcleo Temático Mulher & Cidadania (NTMC).

O evento tem a participação das Pró-reitorias de Gestão de Pessoas e do Trabalho e Estudantil, Sintufal, Adufal, Atufal, Ong Maria Mariá, Programa Ufal em Defesa da Vida, Núcleo Temático Mulher e Cidadania, e Faculdade de Serviço Social.

Exposição “Gênero, diversidade e história em Alagoas”

Como forma de registro do caminho percorrido nesses 20 anos de existência, o NTMC promove a exposição “Gênero, diversidade e história em Alagoas”, no hall de entrada do Espaço Cultural, na Praça Sinimbú, até o dia 12 de março. A exposição mostrará a linha do tempo do Núcleo, traçando um paralelo entre fatos registrados e estudados ao longo de cada ano de atuação da entidade.

Além da exposição, haverá também como comemoração pelo Dia Internacional da Mulher uma palestra com a militante feminista Maria José de Lima, com o tema “Ação Política Feminista x Educação de Mulheres", na quinta-feira, 11 de março, às 14h30, no auditório do Espaço Cultural.

Batuque Feminino

O dia internacional da mulher será lembrado com muita cultura no campus da universidade, na praça ao lado do Restaurante Universitário, no dia 9 de março, a partir das 17h. A festa contará com a participação, da banda Batuque Iyá, fundado em maio de 2009, um grupo de percussão formado apenas por mulheres, no intuito de quebrar padrões. Nesse evento também haverá outras apresentações, como capoeira e apresentação de curta-metragem.