Segurança no Campus: reitora faz reivindicações à Prefeitura

09/03/2010 14h10 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h33
Ufal reinvidica à Prefeitura cumprimento do convênio celebrado há três anos

A reitora Ana Dayse Rezende Dorea se reuniu na manhã desta terça-feira, 9, com o prefeito Cícero Almeida. A audiência com o prefeito de Maceió foi solicitada pela reitora da Ufal, que esteve acompanhada pelo professor Flávio Barboza de Lima, Superintendente de Infraestrutura da Universidade.

Na pauta do encontro, o convênio firmado entre Ufal e Prefeitura em 29 de janeiro de 2007, que prevê a construção de Vila Olímpica e de escola de ensino fundamental em área vizinha ao Campus, além da pavimentação de 15.000m² de vias paralelas à sede da Ufal.

“Estamos fazendo um apelo ao prefeito, que é um parceiro da Ufal, no sentido de viabilizarmos o convênio celebrado há três anos com a prefeitura de Maceió. As ações previstas neste documento são essenciais tanto para melhoria da qualidade de vida das comunidades situadas no entorno de nosso Campus, quanto para as medidas que buscam dotar a sede da Ufal de maior segurança”, disse Ana Dayse ao prefeito Cícero Almeida.

Com as obras de pavimentação de vias paralelas ao Campus, a Ufal poderá dar mais um passo rumo a seu projeto integrado de segurança, uma vez que a proposta é dotar o Campus A. C. Simões de um sistema de transporte interno. Desta maneira, os ônibus do transporte coletivo municipal não mais entrariam nas dependências da Universidade. Esta etapa do projeto ainda não tem data definida para ser executada, e depende da ação da prefeitura que vai viabilizar o acesso dos ônibus aos conjuntos localizados ao redor da sede da Ufal.

Ainda pelo convênio, a Vila Olímpica e a escola de ensino fundamental funcionarão em área de 200.000m² na região do Village Campestre. “Com estas obras, além de beneficiarmos as comunidades, estaremos ocupando o entorno do Campus com equipamentos sociais, que são muito importantes no combate à violência”, afirmou a reitora.

O prefeito Cícero Almeida afirmou que realizar na íntegra o convênio de 2007 é uma das prioridades de sua gestão. Almeida afirmou que a prefeitura ainda não cumpriu na totalidade a sua parte devido à queda de repasses federais ao município. “Neste semestre, estamos aguardando novos repasses da União, inclusive advindos de emendas ao Orçamento Geral. Com estes recursos, esperamos poder honrar nosso compromisso. Queremos, neste primeiro semestre, resolver todas estas nossas pendências para com a Ufal”, disse o prefeito.

Almeida também anunciou que a pretende dentro de 30 dias transferir a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para a primeira parte já construída da Vila Olímpica. “Quando realizarmos esta transferência, esperamos já assinar a autorização para o início das obras da segunda etapa da Vila Olímpica, assim como pretendemos realizar melhorias na iluminação de toda a região”, concluiu.