Reitora recebe Intendente do Sistema Penitenciário para discutir segurança em Arapiraca

11/03/2010 15h13 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h34
Reunião debateu reforço na segurança dos Campi

A reitora Ana Dayse Rezende Dorea recebeu em audiência na tarde desta quarta-feira, 10, no gabinete da Reitoria da Ufal, o intendente geral do Sistema Penitenciário Alagoano, Cel. Dário Cesar Cavalcante. Representando também o secretario de Defesa Social, delegado federal Paulo Rubim, o intendente aceitou o convite da reitoria para debater o reforço na segurança nos Campi da Universidade, com foco na questão do Campus Arapiraca.

Também participaram da audiência assessores da intendência e da reitoria, além do vice-reitor Eurico Lôbo e do diretor da unidade acadêmica de Arapiraca, Williams Soares Batista. Na abertura da audiência, Ana Dayse reforçou que o “motivo do convite ao secretário Rubim e ao intendente foi o de discutir a segurança especialmente em Arapiraca, mas de modo conjunto. É preciso que pensemos juntos em saídas que garantam a segurança da comunidade acadêmica arapiraquense”.

Ana Dayse levou ao intendente Dário Cesar uma das principais reivindicações da pauta segurança no Campus Arapiraca: a construção de um muro concretado, com estruturas reforçadas, que proporcione a formação de uma barreira dividindo a unidade prisional e a sede da Universidade no agreste. Atualmente, um muro de cerca de 150 metros já separa os dois prédios, porém resta ainda uma área de quase 350 metros de muro a ser construída.

“Além de construir este muro, precisamos elevar e reforçar o muro já existente”, afirmou a reitora, sendo complementada pelo diretor Williams Soares Batista, que ressaltou ser também necessário “um reforço no patrulhamento da área no entorno do Campus com rondas mais constantes da Polícia Militar”.

Ana Dayse ressaltou o trabalho de ressocialização realizado pela intendência, alertando que o a questão do sistema prisional alagoano reflete as deficiências sociais e econômicas de Alagoas. “O ideal seríamos estar discutindo a questão da plena ressocialização e da educação dos reeducandos do sistema, mas, infelizmente, diante do episódio da última quinta-feira, necessitamos de uma resposta mais efetiva e de definições quanto às necessidades da Universidade”, reforçou a reitora.

Na última quinta-feira, 4 de março, uma fuga de reeducandos do Presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza, em Arapiraca, prejudicou o funcionamento do Campus da Ufal situado vizinho à unidade prisional. Reeducandos adentraram nas dependências da Ufal e houve perseguição dentro do Campus.

Intendente expõe ações

Após as apresentações da reitora Ana Dayse, o intendente Dário Cesar fez uma breve exposição das ações que o governo do estado vem desenvolvendo nos presídios alagoanos. “Enfrentamos um problema de superlotação tanto na capital quanto no interior e, além disso, estamos amplificando as medidas de ressocialização e segurança interna com uniformização de procedimentos, rondas e disciplinamento nas atividades dos reeducandos”, garantiu o intendente.

O intendente se comprometeu de imediato em acionar a secretaria de Defesa Social, a fim de garantir um reforço na ronda da Polícia Militar no entorno do Presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza. “Esta é uma ação de curto prazo, que acredito ser viável com uma presença mais constante da PM na área”, disse Dário Cesar.

Quanto à possibilidade de construção do muro, Dário Cesar se comprometeu a levar a reivindicação ao governador do estado. “Nosso problema maior é a falta de recursos para realizar esta obra, que deve ser uma das prioridades do sistema prisional. Mas vamos buscar soluções para isso, analisando a possibilidade de uso de recursos próprios ou federais”, disse o intendente.

A reitora Ana Dayse ressaltou que “a Ufal quer discutir e encontrar alternativas financeiras para que esta obra seja executada. Precisamos garantir recursos do orçamento para a construção do muro e elevação do atual, já que esta passou ser uma questão fundamental para a segurança de nossos alunos, técnicos e professores no agreste”. A reitora determinou que a Superintendência de Infraestrutura da Ufal realize estudos e proponha projeto com orçamento para esta obra.

Ficou acertado na audiência que uma nova reunião será realizada entre integrantes da reitoria, da cúpula da segurança pública no estado e o governador Teotonio Vilela Filho para debater a captação de recursos para esta construção. Ana Dayse também destacou a importância da atuação do Ministério Público do Estado, que vem acompanhando o caso envolvendo a fuga de reeducandos do dia 4 de março.