Reitora realiza palestra na Unirio sobre reestruturação da Ufal

Nesta quarta-feira, 31, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) realiza o painel “Reestruturação Administrativa e Acadêmica: O Caso da Ufal', com a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ana Dayse Rezende Dorea, vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

30/03/2010 10h00 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h38
Reitora Ana Dayse fala sobre gestão na Unirio

O Presidente da Comissão Especial da Estrutura Organizacional (CEO) e Pró-reitor de planejamento da Universidade, Prof. Astério Tanaka, conta que a participação da profª. Ana Dayse na Unirio foi uma sugestão da reitora Malvina Tuttman, uma vez que a Ufal passou recentemente por um processo de reestruturação similar ao que ocorre na Unirio, com mudanças em sua estrutura organizacional e em seu Estatuto. "O objetivo é que a comunidade universitária conheça a experiência da Ufal nesse processo, complementando outras visões já apresentadas em painéis anteriores", explica o prof. Tanaka.

Promovido pela CEO, este é o último evento antes do encaminhamento da proposta do novo Estatuto pela Reitoria aos Conselhos Superiores, em abril próximo. No ano passado, a CEO promoveu encontros com representantes da Universidade Federal do Pará (Ufpa) e da Universidade Federal do ABC (UFABC).

A CEO da Unirio foi constituída em julho de 2009 com o objetivo de reformular o Estatuto, o Regimento Geral e o Regimento Interno dos Órgãos da Administração Superior, como prevê o Plano de Desenvolvimento Institucional 2006-2010. Presidida pelo Prof. Dr. Astério Tanaka, Pró-reitor de Planejamento, a CEO conta, ainda, com a participação de membros de diversos setores da Instituição.

Sobre Ana Dayse Rezende Dorea

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com Especialização em Saúde Pública e Mestrado em Materno-Infantil pela Universidade de São Paulo (USP), Ana Dayse Rezende Dorea atua desde 1973 como professora da Ufal, universidade da qual é reitora desde 2003. Em 2007, a Reitora foi reconduzida ao cargo, cuja gestão segue até 2011. A Reitora integra a Diretoria Executiva da Andifes, no cargo de 1ª vice-presidente da instituição.

O evento é aberto ao público e será realizado a partir das 14h, no auditório Vera Janacopulos (Av. Pasteur, 296, Urca, Rio de Janeiro). Outras informações sobre o desenvolvimento da proposta de revisão da estrutura organizacional e do Estatuto da Unirio estão disponíveis no site