Proest apóia apresentação da CIA Muro Imaginário em Curitiba


16/03/2010 08h37 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h34
O espetáculo foi o único de Alagoas selecionado para o festival

O espetáculo foi o único de Alagoas selecionado para o festival

Ana Natália Silva - estagiária de Jornalismo

A Pró-reitoria Estudantil está apoiando a participação da Cia Muro Imaginário, que se apresenta com o espetáculo “Minha Camisa de Força”, na cidade de Curitiba, onde acontece a Mostra FRINGE, pela qual o grupo teatral foi selecionado. O Festival de Curitiba tornou-se referência de cultura no Brasil, está na 19º edição e acontece até o dia 28 de março.

O trabalho do grupo foi o único selecionado do Estado. Intitulado “Minha camisa de Força”, o espetáculo faz parte da pesquisa de TCC do aluno de Teatro da Ufal, Anderson Magalhães, orientado pelo professor Sérgio Barbosa.

O espetáculo

“Minha Camisa de Força” relata a história de um garoto, fruto de um estupro; durante seu nascimento, a mãe morre, e esse fato somado a ausência paterna acaba desencadeando  uma série de conflitos na mente do garoto.

Na adolescência, o menino sofre com a busca constante de mulheres que remetem a figura materna, na verdade, o que ele procura é preencher o vazio causado pela falta do ícone materno. Diante de seus conflitos, encontra dificuldades em se relacionar;  daí, passa parte de sua vida em um manicômio e mais tarde, em sua velhice, depois de tanto procurar alguém ou algo que preencha esse vazio, descobre que seu subconsciente procura por sua mãe em outras mulheres e que sua busca concentra-se na sua própria identidade.

A peça nos permite refletir sobre as conseqüências que traz a perda das pessoas para a vida do ser humano. O espetáculo é dividido em quatro momentos, onde desenrola-se um interessante enredo sobre o Complexo de Édipo.

CIA Muro Imaginário

A CIA Muro Imaginário foi fundada em 2008 pelo diretor Anderson Serpa e os atores Jota Alencar e Sheyla Alencar.

O grupo faz uso das questões sociais e psicológicas utilizando-as como ferramentas artísticas para entender o ser humano e suas ações.

Festival de Curitiba

O Festival de Curitiba teve sua primeira edição em 1992. O evento reúne durante o mês de março as mais diferentes atrações culturais.Nesse período, a cidade de Curitiba transforma-se num grande palco de apresentações artísticas nacionais e internacionais.

A diversidade cultural é apresentada não só através das peças, mas também com cursos, palestras, festas e oficinas. A Mostra Fringe está inserida nesse aglomerado de atrações – o Fringe atua no recebimento e apresentação dos espetáculos na qual “Minha Camisa de Força” estará registrando sua presença.