Instituto Xingó discute criação de Universidade em Canidé de São Francisco

08/03/2010 17h23 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h33
Diretoria do Instituto Xingó elogia projeto do Campus do Sertão

A reitora Ana Dayse Dorea, presidente do Conselho do Instituto Xingó, presidiu a reunião ordinária da diretoria da entidade, realizada na última sexta-feira, 5, na Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife.

A diretoria do Instituto se reúne a cada três meses para deliberar e decidir sobre suas ações de trabalho. No encontro atual, a pauta incluía a avaliação dos projetos em andamento; a cooperação técnica com a prefeitura de Canidé de São Francisco-SE, local onde se deseja criar uma Universidade a Distância, sediada no próprio Instituto Xingó; e a possível associação com o Instituto do Semi-Árido (INSA). “O objetivo da Universidade a Distância no Canidé é levar desenvolvimento para a região”, ressalta Reinaldo Falcão, diretor geral do Instituto.

Ainda na reunião, foram distribuídos folders do Campus do Sertão, cuja aula inaugural será na próxima segunda-feira, 15, e revistas que mostram as ações que a Ufal tem desenvolvido.

Sobre o Instituto

Sediado em Canidé, no estado de Sergipe, o Instituto Xingó é ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e trabalha para o desenvolvimento da região do Baixo São Francisco. Sua atuação envolve 29 municípios de quatro estados: Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe.

A entidade desenvolve pesquisas e trabalhos com as comunidades do entorno das hidrelétricas da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) nesses Estados. Entre os membros da diretoria, há representantes de universidades, prefeituras e empresas dos quatro Estados.