HU abre inscrições para tratamento contra tabagismo


08/03/2010 17h35 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h33

O Programa de Controle do Tabagismo do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes abriu inscrições a partir desta segunda-feira, 8, para  formação do 8° grupo de trabalho direcionado aos fumantes que querem e precisam de ajuda para deixar o vício. Os interessados podem fazer o cadastro no programa no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do hospital, no período das 8h às 16h.

O programa é formado por uma equipe interdisciplinar, composta de assistente social, psicóloga, pneumologista e farmacêutico, e considerado pelo Ministério da Saúde a referencia para Alagoas e uma iniciativa de extrema importância para a redução da aceitação do tabaco e dependência à nicotina. Desde que foi implantado no HU, 327 inscritos passaram pelo tratamento para largar o vício do cigarro, uma média de 100 pessoas por ano. Mas, na avaliação da equipe, ainda se faz necessário aumentar o índice de adesão.

As estatísticas mostram que ao longo do primeiro ano, entre 2006 e 2007, 46% dos inscritos desistiram de fazer o tratamento para abandonar o tabaco. Nesse período, do total de participantes, 40% deixaram de fumar, sendo que 23% sem fazer uso de nenhum medicamento, apenas freqüentando as reuniões e atividades que visam mudar comportamentos e fazer com que os fumantes adotem hábitos que facilitem largar a dependência.

O tratamento com fumantes envolve palestras individuais e coletivas, com a troca de experiências relacionadas ao vício do fumo e onde os participantes são submetidos a um trabalho orientador para mudar ou adotar comportamentos e hábitos saudáveis que estimulam a redução e o fim do vício.

Os participantes do programa contam com a assistência multiprofissional, quando necessário, com consultas e assistência específica na área de pneumologia, psicologia, assistência social, nutrição, clínica médica, entre outras especialidades. Além disso, o programa oferece o tratamento medicamentoso, como determina o Ministério da Saúde. A medicação é distribuída gratuitamente.

O tabagismo é uma doença causada pela dependência física e psicológica à nicotina e outras drogas presentes no cigarro. Ainda sim, segundo o ministério, a maioria dos fumantes consegue deixar o vício por conta própria. O programa de Controle ao Tabagismo auxilia efetivamente àqueles fumantes que precisam de auxílio para largar a dependência.

Leia também: HU adia matrícula dos aprovados na Residência Médica Multiprofissional de Saúde