Expansão contempla sertanejos

Dizendo ser um momento histórico e de muita emoção, a diretora geral do Campus do Sertão, Ediméia Nunes Sena Santiago, ressaltou na aula inaugural que a maioria dos alunos é do alto sertão alagoano, sendo 60% oriundos de escolas públicas. 82% dos feras não fizeram cursinho ou qualquer curso pré-vestibular e 95% não possuem nenhum curso de graduação.

17/03/2010 17h50 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h35
Diretora do Campus do Sertão, Ediméia Santiago, ressaltou que a maioria dos alunos é daquela região

Diana Monteiro - jornalista

Essa realidade reforça ainda mais a importância da expansão da Universidade Federal de Alagoas ao oportunizar o acesso ao ensino superior público e de qualidade para a comunidade sertaneja. Ainda de acordo com diretora Ediméia Santiago, foram aprovados 328 alunos; deste universo, a maioria é do sexo masculino, 47% do alunado tem menos de 20 anos de idade e a faixa etária está entre 17 anos a 65 anos. Na oportunidade, Edméia disse ainda que 70% dos alunos não exercem nenhuma atividade remunerada.

Quanto aos municípios de origem, 75% dos alunos são do Sertão alagoano e desse percentual, 62% do alto Sertão de Alagoas. Residem em Delmiro Gouveia 38% dos estudantes, e 52% moram entre os municípios de Água Branca e Piranhas. São oriundos de Paulo Afonso (Bahia), Pernambuco e Sergipe, 11% dos alunos. Da Capital Maceió, integram o universo estudantil daquele campus apenas 2,5%.

Ediméia informou que a comunidade acadêmica do campus do sertão é formada por 370 pessoas e que dos 27 servidores docentes, há uma doutora, seis doutorandos e 20 mestres. Ainda sobre o perfil desse segmento, a diretora salientou que 12 são alagoanos e os demais, oriundos de outros Estados como Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia e até do continente africano, como São Tomé e Príncipe.  Quanto à origem dos 11 servidores técnico-administrativos, seis são de Delmiro Gouveia e os demais da Paraíba, Minas Gerais e Sergipe.

Encerrando sua apresentação, Ediméia falou da importância do desenvolvimento do município de Delmiro Gouveia para o Estado de Alagoas, agora impulsionado pela presença da Ufal na região. “O sertão é sedutor, está nessa região o único bioma de caatinga do mundo, o Rio da Integração Nacional (o São Francisco), e a expansão é o maior projeto de desenvolvimento para o Estado de Alagoas. São muitos os desafios para a construção de um ambiente de aprendizagem”, enfatizou a diretora.

O Campus do Sertão vem funcionando provisoriamente na Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão e Silva, localizada na Rua Henrique Dias – Bairro Novo, no município, em Delmiro Gouveia.