Estudante de Administração relata experiências do intercâmbio em Portugal

12/03/2010 09h17 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h34
Adeilto Lima disse que a experiência foi enriquecedora

Julianne Leão – estagiária de Jornalismo

Adeilto Ferreira de Lima, da Incubadora de Empresas de Alagoas (Incubal), retornou de Portugal, onde realizou intercâmbio na área de empreendedorismo. Com o apoio da Ufal, o estudante do 9º período de Administração, passou seis meses no país europeu, juntamente com outros 10 alunos aprovados na seleção do Programa de Bolsas Luso-brasileiras do Santander Universidades.

Orientado pelo Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Josealdo Tonholo, a usufruir o máximo da experiência, Adeilto, que ficou na Universidade do Porto, procurou conhecer modelos de prospecção de projetos inovadores. Seus principais objetivos eram fazer a mobilidade e adquirir novas experiências na área de empreendedorismo.

Durante o Programa, o aluno conheceu o Parque Tecnológico da Universidade do Porto, as incubadoras de Aveiro, o Centro de Inovação da Cidade Vila Nova de Gaia, o Instituto Pedro Nunes, de Coimbra, e o Centro de Empreendedorismo e Inovação HUB, onde se tornou membro e parceiro.

Na experiência, além de conhecer muita gente nova, Adeilto Lima recebeu convites para desenvolver projetos em que a União Europeia está investindo. “Esses projetos são centros de inovação para Portugal”, ressalta o estudante. Além disso, ele foi convidado a voltar ao País, a fim de contar experiências sobre as incubadoras de Alagoas. “Em minha opinião, o Programa não deixou nada a desejar”, elogia.

O estudante destaca que embora a infraestrutura das Universidades portuguesas seja bem mais vantajosa, por existirem muitos investidores em ambientes de inovação, a Ufal lidera no que tange à cultura empreendedora. “A Ufal não deixa a desejar a seus alunos, em relação às Universidades portuguesas. Para se ter uma noção, a disciplina de Empreendedorismo em Portugal só é ministrada a partir do Mestrado, enquanto a Ufal já disponibiliza aos alunos de Graduação a mesma disciplina. Apesar de todo o apoio financeiro que eles recebem, nós, brasileiros, somos bem mais agressivos na ousadia e criatividade ao empreender”, completa o estudante.

Com a excelente equipe que o acompanhava, Adeilto Lima percebeu uma outra forma de empreender. A troca de experiências entre professores e alunos, segundo ele, foi de fundamental importância. Como resultado das pesquisas realizadas em Portugal, Adeilto pretende publicar dois artigos: o primeiro, “O Potencial Empreendedor dos alunos de Gestão da Universidade do Porto”, com o apoio do professor Paulo Cruz, e o segundo, “Internet: Suas influências sociais”, com o apoio dos professores Renata Baldanza e Nélzio, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac). “Além disso, as pesquisas feitas colaboraram para a realização do meu TCC”, enfatiza o estudante de Administração.

Segundo o aluno, o intercâmbio o deixou com a mente aberta, além de ter aprendido como abordar as pessoas no ponto de vista empresarial. “Para mim, foi um sucesso, e agradeço o apoio da Cooperação Internacional da Ufal, por meio do professor Niraldo Farias e Madileide, que sempre nos auxiliavam, e a toda a equipe da Propep, que apoia o programa de incubadora”, completa Adeilto.

Adeilto espera contribuir com as empresas incubadas e para o programa de empreendedorismo, que é a área que o estudante se diz apaixonado. “Deixei muitas amizades em Portugal e pretendo um dia voltar para rever os amigos, e quem sabe, para fazer novas relações comerciais”, conclui o estudante de Administração.