Estado reúne instituições públicas para graduar 22 mil professores

Ufal, Uncisal, Ifal, e Uneal estão inseridas no projeto que pretende dar a primeira formação superior aos educadores alagoanos

08/03/2010 15h27 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h32

Fonte: Agência Alagoas, em 4 de março de 2010

A secretária adjunta de Estado da Educação, professora Cícera Pinheiro, esteve reunida com representantes das universidades Federal de Alagoas (Ufal), Estadual de Alagoas (Uneal), Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifal) — antigo Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (Cefet/AL). O encontro serviu para sequenciar o Projeto Institucional de Formação Inicial de Professores, destinado aos educadores da rede pública estadual que não possuem graduação.

Segundo Cícera Pinheiro, a determinação do grupo envolvido com este projeto é possibilitar a cerca de 22 mil professores da escola pública a primeira licenciatura através dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ela informou que em Alagoas já existem polos em Olho D’água das Flores, Maragogi, Santana do Ipanema, Maceió e São José da Lage.

“Estamos trabalhando para a instalação de novos polos em Arapiraca, Teotônio Vilela, Penedo,  Pão de Açúcar, Maceió e Piranhas. Esperamos começar a ofertar os cursos no início do segundo semestre”, assegurou a secretária-adjunta.

O pró-reitor do Ifal, José Carlos Pessoa, falou sobre os polos da UAB que têm condições de funcionamento, para que a oferta dos cursos possa ser iniciada o mais rápido possível. “Alguns polos irão precisar de reformas maiores; outros, apenas de conectividade. Iremos tentar viabilizar, por meio do Ministério da Educação (MEC), a estrutura necessária para o funcionamento deles”, garantiu.

Pessoa ressaltou ainda o esforço para que, a partir do segundo semestre deste ano, os professores efetivos do Estado e do conjunto dos municípios, que ainda não têm graduação, comecem a receber esta formação inicial.

“As instituições formadoras — no caso a Ufal, Uneal, Uncisal e o Ifal — já estão com os projetos concluídos. Aguardam apenas a autorização de funcionamento dos polos”, disse.

Geração Saber - Ao final da reunião, a secretária adjunta de Estado da Educação, Cícera Pinheiro, destacou a importância dessa formação no contexto das metas estabelecidas pelo Programa Geração Saber.

“Estamos, de fato, viabilizando a execução de uma das ações do programa. Essa formação é imprescindível para oferecermos um ensino de qualidade aos alunos da rede pública. Daí a importância, nesse momento, de os municípios aderirem em massa ao regime de colaboração

preconizado pelo Geração Saber, para que a totalidade dos professores, sobretudo das redes municipais, possam participar do curso”, observou Cícera Pinheiro.

De acordo com Pinheiro, o esforço do Governo em reverter os baixos indicadores educacionais passa, necessariamente, pela adesão das prefeituras aos programas e projetos que criam, na prática, as condições objetivas para essa finalidade.

“Afinal, de cada quatro alunos da rede pública, três estão matriculados nas redes municipais. Portanto, para alcançarmos índices satisfatórios na educação de Alagoas, temos que empreender um esforço coletivo, com a participação de todos”, reafirmou.