Erasmus Mundus oportuniza atividade em Portugal

05/03/2010 11h22 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h32

Diana Monteiro - jornalista

Até o dia 31 de março, o Erasmus Mundus External Cooperation Window está com duas candidaturas na área de Engenharia & Tecnologia na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal), centrada em três temas: Vibrações e Acústica; Materiais e Estruturas Inteligentes; e Vibroacústica de Instrumentos Musicais. Financiado pela Comissão Europeia, o Erasmus Mundus apoia a mobilidade entre alunos, investigadores e docentes de Instituições de Ensino Superior Europeias e de Países Terceiros da América do Sul.

As candidaturas para mobilidade no Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC) daquela faculdade, destinadas a graduação, doutorado e docentes, são para os Projetos EBW II (Brasil) e Mundus 17, que além do Brasil, contemplam também o Paraguai e o Uruguai. Os dois projetos têm igual prazo de apresentação de candidaturas, ou seja, até o dia 31 de março, e disponibilizam bolsa mensal para a graduação no valor de 1.000 euros; para doutorado, 1.500 euros; e pós-doutorado (docentes), 2.500 euros.

Todas as candidaturas deverão ser formalizadas online através do preenchimento dos formulários de candidatura disponíveis nos sites de cada um dos projetos. Para o EBW II, http://ebw2.up.pt/, e para o Mundus 17, http://mundus17.up.pt/. Os interessados em mais detalhes, e/ou em definir um plano de trabalho e candidatura para os temas acima anunciados devem entrar em contato com Cesar Vasques através do e-mail cmav@fe.up.pt.

Mobilidade na Espanha

Dentro do Acordo de Cooperação Erasmus Mundus 17, sob a coordenação da Universidade do Porto, estão desde o último mês de fevereiro em mobilidade na Espanha, cinco alunos de graduação da Universidade Federal Alagoas. Na Universidade Técnica de Valência, os alunos Arthur Piatti Oiticica de Paiva, Maria Elisa Leite Costa e Laís Lima Carnaúba, do curso de Engenharia Civil. Na Universidade de Barcelona, Mirelli Karlla da Silca Sousa Bruno, do curso de Engenharia de Pesca (Polo Penedo) e Willian Talvanes Arestides Ferreira da Silva, do curso de Ciências Biológicas.

A articulação para participação nos projetos do Erasmus Mundus tem como responsável a Assessoria de Intercâmbio Internacional, envolvendo na área de graduação, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Segundo Niraldo de Farias, assessor de intercâmbio internacional, os estudantes da Ufal permanecerão durante seis meses na Espanha em mobilidade, devendo retornar em julho.

Saiba mais sobre o Erasmus Mundus  e confira a newsletter anexa dos estudantes que estão na Espanha.