Editais para programas de extensão Escola Aberta e Pré-vestibular Comunitário

17/03/2010 10h24 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h34

No Edital 02/2010, a Pró-reitoria de Extensão (Proex), por meio do Programa Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares, em articulação com o Programa Escola Aberta, abre inscrição para seleção pública de 12 estudantes procedentes de escola pública para a participação em projetos de extensão, sendo cinco vagas para o Conexões de Saberes e sete vagas para o Escola Aberta.

O Programa busca fortalecer o protagonismo de estudantes de origem popular em atividades acadêmicas voltadas para a elaboração de diagnóstico, proposições e avaliação de políticas de ações afirmativas de acesso e permanência nas universidades federais, assim como sua inserção em atividades de ensino, pesquisa e extensão preferencialmente em suas comunidades de origem, ampliando as relações entre a universidade e os moradores de espaços populares.

O Programa Escola Aberta tem como foco, trabalhar com Oficinas de Direitos Humanos e de Leituração nas escolas públicas.

Pré-vestibular Comunitário

O Edital 03/2010 abre inscrições para universitários. As bolsas serão oferecidas para dez estudantes universitários, que irão atuar no Projeto Pré-Vestibular Comunitário. Os discentes deverão ser dos cursos de licenciatura da Ufal. O aluno deverá ter disponibilidade de 16h semanais e receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 250,00, no decorrer de sua participação, desde que não receba outra bolsa.

O Projeto que compõe este Programa será executado no período de abril a dezembro de 2010, sendo desenvolvido em Maceió em seis localidades e nos municípios de Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba.

O edital 04/2010 refere-se ao mesmo programa, no campus Arapiraca. São disponibilizadas dez bolsas, no valor unitário de R$ 250,00, para estudantes universitários que atuarão no projeto Pré-Vestibular Comunitário do Programa Conexões de Saberes, que funcionará no Campus Arapiraca, no período de abril a dezembro de 2010.

O mesmo programa também será realizado nos polos Penedo e Palmeira dos Índios. O edital 05/2010 oferece duas bolsas, também de R$ 250,00, para estudantes universitários que atuarão no projeto Pré-Vestibular Comunitário do Programa Conexões de Saberes, que funcionará no Pólo de Penedo, no período de abril a dezembro de 2010.

Já o edital 06/2010, oferece dez bolsas, valor unitário de R$ 250,00, para estudantes universitários que atuarão no projeto Pré-Vestibular Comunitário do Programa Conexões de Saberes, que funcionará no Pólo de Palmeira dos Índios no período de abril a dezembro de 2010.

Os editais estão em anexo.